Aprenda a preencher corretamente o gabarito das provas

Categorias: Dicas - Gabaritos - Vestibuar

Dicas de como preencher corretamente o gabarito das provas.

Provas escolares, vestibulares, concursos públicos, momentos de muita tensão para quem realiza essas provas. Fora a tensão de responder adequadamente as questões, o momento de assinalar as respostas no gabarito de prova representa um momento de crucial atenção para o estudante, pois cada alternativa marcada de modo correto contribui para um resultado final positivo.



Porém, a falta de atenção dos estudantes na hora de assinalar o gabarito acaba, muitas vezes, custando caro, pois respostas corretas, ao serem passadas de modo equivocado para o gabarito, não são consideradas. Por isso, para evitar situações assim, separamos algumas dicas para ajudá-los a não cometer mais erros na hora de preencher o gabarito das suas provas. Acompanhe a seguir:

Separe, no mínimo, 30 minutos exclusivamente para preencher o gabarito

A primeira dica diz respeito ao tempo destino para preencher o gabarito. Sabemos o quanto é difícil lidar com o tempo durante a realização das provas, pois são muitas questões a serem respondidas em um tempo bastante apertado. No entanto, é fundamental que você estabeleça um tempo específico para assinalar as respostas no gabarito.

A nossa recomendação é dedicar cerca de 30 minutos apenas para passar as respostas da prova para o gabarito. Tendo mais tempo para esse processo, você poderá dedicar mais atenção para essa tarefa, diminuindo assim as possibilidades de marcar respostas de modo incorreto no gabarito.



Durante a elaboração das respostas, procure deixá-las bem visíveis

Este é um truque muito interessante a ser feito, pois facilita a sua própria visualização e, com isso, aumenta a agilidade na hora de preencher o gabarito. Recomendamos que você destaque a resposta correta marcando mais forte na folha de prova, ou utilizando algum espaço em branco próximo à questão para destacar a resposta correta, por exemplo, caso a resposta certa seja a letra “A”, reproduza em letras maiúsculas a letra “A”, de modo que seja mais fácil visualizar a resposta assinalada na hora de passar para o gabarito. Além de minimizar a chance de erro, você economiza tempo para as questões seguintes.

Vá assinalando as respostas no gabarito à medida em que for respondendo às perguntas

Ao invés de separar trinta minutos ao final para preencher o gabarito, você pode ir marcando conforme for terminando de responder às perguntas. Essa alternativa tem a vantagem de economizar tempo, pois você não precisará folhear novamente a prova para buscar as respostas. Além disso, você também diminui os riscos de erros pois terá fresco na memória a alternativa que assinalou, e poderá passá-la ao gabarito com menos chances de esquecer qual alternativa marcou. Assim, escolhida a alternativa e tendo certeza de que aquela é a correta, assinale logo no gabarito.

Marque pequenos pontos no gabarito

Ao invés de preencher todo o espaço do gabarito, assinale pequenos pontos em cada questão. Proceder dessa forma evita que você perca nota caso erre alguma marcação, pois o leitor responsável por revisar o gabarito lê apenas as respostas completamente preenchidas. Dessa forma, feitas as pequenas marcações, depois que você tiver certeza das suas respostas, volte ao gabarito e termine de preencher o espaço a ser assinalado.

Na hora de marcar as questões, improvise uma régua

Por fim, porém não menos efetivo, lembre-se do eficiente truque da régua. Não nos esquecemos de que você não pode utilizar uma régua na sala de provas em grande parte dos exames, porém, sabemos também que existem outras alternativas à sua disposição que podem muito bem servir como régua.

Caso você tenha levado mais de uma caneta, aquela que não estiver sendo utilizada poderá servir como régua. Caso você não tenha uma caneta extra, poderá usar seu documento de identidade, por exemplo. Basta posicionar a “régua” na linha correspondente a cada questão, e procurar aquela que você assinalou na prova ou a que já está marcada em seu gabarito.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *