As Melhores Universidades e Faculdades do Brasil em 2016

Categorias: Faculdade - Faculdades - Universidades - Universidades públicas

Confira aqui a lista com as melhores universidades do Brasil no ano de 2016.

Para quem é estudante no Brasil e possui dúvidas em relação à qualidade das universidades brasileiras, as notícias são muito favoráveis. Em uma lista composta pelas melhores faculdades e universidades da América Latiana, realizada pela Times Higher Education (THE), as instituições de ensino superior do Brasil são as que mais se destacam.



A começar pela USP e Unicamp, que encabeçam a lista que traz as 50 melhores e mais conceituadas instituições latino-americanas.

Dentre as 50 listadas pela THE, 23 são brasileiras, 11 são do Chile, 8 do México, 4 da Colômbia, 2 da Venezuela e Costa Rica e Peru possuem uma.

Entre as Melhores universidades brasileiras destacam-se as seguintes (todas as listadas fazem parte da lista da Times Higher Education):



  • 1º) USP: Com ensino nota 92,7;
  • 2º) UNICAMP: Com ensino nota 91,1;
  • 3º) UFRJ (Universidade Federal Rio De Janeiro): Com ensino nota 84,7;
  • 4º) PUC- Rio: Com ensino nota 61,4;
  • 5º) UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): Com ensino nota 81,9;
  • 6º) Unesp (Universidade Estadual Paulista): Com ensino nota 81;
  • 7º) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): Com nota de ensino 73,4;
  • 8º) UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): Com nota de ensino 70,9;
  • 9º) UFV (Universidade Federal de Viçosa): Com nota de ensino 70,6;
  • 10º UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro): Com nota de ensino 62,4;

O Brasil é um país que possui um elevado número de universidades, sejam elas do setor público ou privado. Mas nem toda instituição de ensino superior possui a qualidade necessária na formação de novos profissionais, que futuramente ocuparão diversas colocações no mercado de trabalho e na sociedade.

A realização de uma lista de 10 melhores universidades brasileiras é elaborada a partir da consideração e comparação de uma série de fatores, como: proporção do número de professores para alunos, proporção de professores que possuam mestrado e doutorado, reputação no meio acadêmico, número de pesquisas e publicações e relação com índices de empregabilidade. Pois a junção de todos esses fatores é responsável pela excelência e relevância do ensino aplicado.

Muitas vezes algumas empresas empregadoras em vários segmentos levam em consideração a instituição de ensino superior em que se graduou o candidato a uma vaga. Diante disso, a recomendação é que antes de entrar para a universidade, o estudante realize uma pesquisa sobre sua avaliação no meio acadêmico.

Para saber mais sobre universidades e datas de vestibulares, continue acompanhando o nosso site.

Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *