Assuntos de Física que mais caem em provas de Vestibular

Categorias: Física - Provas - Vestibular

Física é, normalmente, uma das disciplinas onde os estudantes apresentam mais dificuldades, por isso, alguns assuntos sobre a matéria podem ser citados para uma melhor preparação para as provas de vestibulares.

Físicacostuma ser uma das disciplinas na qual os estudantes apresentam maiores dificuldades. Também é uma matéria muito importante no vestibular, podendo fazer uma grande diferença na nota em um vestibular ou ENEM, garantindo até mesmo uma vaga em uma universidade federal. Confira aqui os temas de física mais cobrados no vestibular:



Cinemática: na cinemática as questões envolverão velocidade média, gráficos que apresentem relações de velocidade, espaço ou aceleração assim como a velocidade em relação ao tempo. Possivelmente será contextualizado em problemas que incluem objetos e situações cotidianas, como carros e montanha russa.

Dinâmica: dentro da dinâmica são estudadas as Leis de Newton. O vestibulando deve ter domínio sobre as três leis, especialmente a 1ª Lei que será associada com movimento uniforme e a 2ª Lei que será relacionada com o movimento uniformemente variado. O conceito e aplicação de forças também aparecerão.

Energia e trabalho: a energia conservada e dissipada será cobrada na prova, assim como os sistemas que utilizam energia. O estudante deve estudar também as transformações de energia e os tipos que existem.



Calor e termodinâmica: as noções de trocas de calor e dilatação térmica devem ser estudadas, incluindo suas fórmulas. As leis da termodinâmica também irão aparecer em questões contextualizadas e merecem atenção. As conversões de medidas de temperatura devem ser estudadas constantemente para que não sejam esquecidas, pois poderão ser uma peça fundamental para resolver uma questão.

Hidrostática: dentro da hidrostática devem ser estudadas a pressão exercida por fluidos, o empuxo, os conceitos de massa e de densidade. No entanto, o estudante deve ter atenção também no Teorema de Arquimedes e no Teorema de Stevin.

Luz: a reflexão e refração de luz estão presentes constantemente em vestibulares e no ENEM. As questões costumam ser teóricas e questionar sobre projeção de sombras e imagens em lentes e espelhos.

Ondas: as questões sobre ondas podem ser teóricas, ou envolvendo cálculos. Aquelas que aparecem com mais frequência costumam exigir que o estudante tenha domínio da equação fundamental e dos cálculos para descobrir o comprimento ou período das ondas.

Eletricidade: muito importante também no ENEM, costuma ser cobrada com circuitos elétricos e cálculos para potência elétrica.

Magnetismo: o magnetismo irá aparecer em questões que relacionarão a matéria com a atração ou repulsão de imãs.     

Por Isabela Palazzo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *