Calendário de Provas do Enem 2020 – Quando Vai Acontecer a Prova?

Categorias: 2021 - Enem - Provas

Exames serão realizados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021.

O ano de 2020 alterou muitas coisas, muitas rotinas. Ainda no mês de março muitas cidades tiveram suas rotinas totalmente alteradas. As empresas começaram a fazer trabalho remoto e as universidades e escolas começaram a ter aulas remotas. Através das telas de seus smartphones, milhões de alunos de todo o Brasil se preparam para os vestibulares mais concorridos do país e também para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve sua data prorrogada. A prova, que geralmente ocorre em novembro, passou para janeiro de 2021, dando 2 meses a mais para que os estudantes possam se preparar.



Assim como em outros vestibulares, haverá a necessidade de seguir medidas de segurança contra o novo coronavírus nos locais de prova do ENEM. Nesse ano, quase 100 mil alunos vão fazer a modalidade digital do ENEM, que fará sua estreia. O aluno que desejasse participar do ENEM digital teria que fazer a inscrição ainda no início do ano e teria que verificar se a opção está disponível em sua cidade de residência.

Juntando todos os inscritos (modalidade digital + modalidade tradicional) há mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos na prova. Nós organizamos o cronograma das provas do ENEM 2020 para que os alunos não percam nada. As duas modalidades do ENEM serão feitas em 2 dias. Confira:

ENEM impresso (tradicional)

  • Primeiro dia: domingo, 17 de janeiro de 2021;
  • Segundo dia: domingo, 24 de janeiro de 2021.

ENEM digital

  • Primeiro dia: domingo, 31 de janeiro de 2021;
  • Segundo dia: domingo, 7 de fevereiro de 2021.

Gabarito das provas

O gabarito estará disponível em até 3 dias úteis após a aplicação das provas, lembrando que o MEC ainda não divulgou a data para que os candidatos acessem as provas de redação.



Resultados divulgados

Os resultados serão divulgados na segunda-feira, dia 29 de março de 2021.

ENEM para a população carcerária (pessoas privadas de liberdade)

O ENEM também é aplicado para as pessoas que estão com restrição de liberdade e esse ano, essas pessoas farão as provas nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021 (uma quarta e uma quinta-feira, respectivamente). A segunda data é de reaplicação.

O que é a reaplicação?

A reaplicação é feita quando a pessoa teve alguma dificuldade que a impediu de fazer o exame. Porém, tem que ser um problema grave como uma doença do tipo infecciosa ou um acidente. Esse ano será aceito atestado com o diagnóstico da COVID-19. As pessoas que apresentarem esses problemas e quiserem solicitar para fazer a reaplicação da prova deverão fazer o pedido 1 dia antes, através do próprio site do ENEM, na área “Página do Participante”. Já se o problema ocorrer no dia da prova, o candidato terá que ligar para o telefone 0800-616161 para tentar adiantar o pedido. Não é garantido que conseguirá.

Horários das provas nos locais

  • Abertura dos portões das escolas será às 12:00.
  • Fechamento dos portões das escolas será às 13:00.
  • Início das provas será às 13:30.
  • Término das provas no primeiro dia será às 19:00.
  • Término das provas no segundo dia será às 18:30.

Um pouco da história do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu há 22 anos (em 1998). No seu início ele tinha como objetivo avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Médio em todo o Brasil. Isso só mudou depois de 6 anos de sua criação (em 2004), quando foi sancionada uma lei criando o Programa Universidade para Todos, o ProUni. Depois de mais 6 anos (em janeiro de 2010) houve a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que possibilitou que os alunos tivessem acesso às universidades públicas através da nota do ENEM. Se o ENEM for considerado um único vestibular, ele é o segundo maior do mundo em número de candidatos, “perdendo” apenas para o vestibular nacional da China, que seleciona os alunos de todo o país para o Ensino Superior chinês.

Por Bruno Rafael da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *