Calendário Enem 2021 – Data das Provas

Categorias: 2021 - Enem - Provas

Exame está programado para ser realizado nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.



Apesar da crise com a pandemia, a vida econômica e social não pode parar, assim, uma série de eventos estão sendo remarcados, tais como os vestibulares e demais processos seletivos.

Portanto, o Enem de 2021 está sendo agendado para as datas de 21 e 28 do mês de novembro.

Em nota oficial, o atual ministro da Educação, sr. Milton Ribeiro, fez anunciar as novas datas de aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio, ou Enem, edição de 2021. A notícia foi publicada, também, em redes sociais, tais como o Twitter, pelo qual foi informado que os cadernos de provas serão ministrados entre os dias 21 e 28 do mês de novembro. Serão aplicadas duas versões de testes: impresso e digital, por conta do problema da pandemia. Todas estas informações e mais atualizações poderão ser consultadas na sua fonte: Agência Brasil.

Na mesma nota oficial o Ministro explica o seguinte: de acordo com o que já havia sido antecipadamente anunciado, este Enem de 2021 será realizado ainda este ano, de modo a retroagir no atraso ocorrido ano passado em toda a educação no Brasil. Portanto, a aplicação dos testes no penúltimo mês deste ano, sendo em parte via online e em parte presencial. Deste modo, será a mesma prova, agendada para as mesmas datas, mas, realizado em duas modalidades distintas. Este modo de aplicação pode ser padronizado para os próximos anos.



Estrutura do exame: o Enem é realizado todos os anos e consiste no mais importante exame voltado aos estudantes de ensino médio, na promoção de ingresso ao ensino superior em todo o Brasil. Todos os anos são milhões de alunos inscritos e em todas as regiões do território nacional. Por meio das notas alcançados via Enem se perpetra avaliação no sentido de que esse desempenho seja utilizado na participação em outros importantes programas, incluindo o Sistema de Seleção Unificada, ou Sisu, bem como o Programa Universidade para Todos, ou ProUni, e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil, ou o Fies.

Breve história do Enem:

O chamado Exame Nacional do Ensino Médio, ou Enem, constitui o exame, a prova que permite admissão na educação superior, nas instituições universitárias, ministrada todos os anos por meio do Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais: Anísio Teixeira, ou INEP. Trata-se, em realidade, de autarquia atrelada ao departamento do Ministério da Educação no Brasil. Oficialmente fundada no ano de 1998, inicialmente era realizada no sentido analisar a qualidade e situação do ensino médio em todo o território nacional.

Entretanto, as notas que aferem o desempenho dos estudantes seriam analisadas para promover ingresso de estudantes em universidades públicas do Brasil mais adiante, quando, no ano de 2004, depois de sanção do ex-presidente Luiz Inácio, começar a vigorar a lei de Programa Universidade para Todos os estudantes, ou ProUni. No ano de 2010 foi acrescido o Sistema de Seleção Unificada, ou SISU, o qual foi desenvolvido pela então equipe do órgão do Ministério da Educação, ou MEC, ao longo do governo do ex-presidente Luiz Inácio, que garante a todos os estudantes do Brasil cadastrarem inscrições nas instituições universitárias públicas.

Sumarizando o essencial:

Agendamento de ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), edição de 2021; não é cobrada taxa de inscrição; a quantidade de vagas será divulgada em breve; lotação em todos os Estados do território nacional; aplicação das provas entre os dias 21 e 28 do mês de novembro; grau de escolaridade exigido: Ensino Médio e Ensino Técnico.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *