Concurso Vestibular ITA 2021

ITA abre concurso vestibular para alunos engenheiros. Confira.

Novo certame público está oficialmente aberto, nesse segundo semestre de 2020. O documento de edital foi publicado na última sexta-feira, dia 31 de julho, promovendo processo de seleção para preenchimento de cargos no Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Este é o Concurso Vestibular ITA de 2021. São vagas para formação de alunos engenheiros, a serem preenchidas no ano que vem.

Os alunos aprovados terão direito a residência (facultativa) no campus do ITA (DCTA), além de bolsa de estudo que cobre suas despesas de ensino e alimentação.

Todas as instruções, normas e regulamento deste processo seletivo estão registrados no Diário Oficial da União e neste link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-para-o-concurso-de-admissao-ao-ita-2021-vestibular-2021-269711095

Os gestores do evento estão próximos de publicar o texto completo do edital no site oficial Vestibular ITA, junto de todos os anexos necessários. Todas as pessoas interessadas em participar deverão apresentar certificado de ensino médio, ou comprovante de conclusão para o dia 31 de dezembro do 2020. Outros requisitos são: ser brasileiro (nato); estar abaixo dos 25 anos até o fim do ano em que ocorrerá a matrícula do curso. Cidadãos de ambos os sexos podem participar.

O Comaer (Comando da Aeronáutica) garantirá aos futuros estudantes, na própria sede, a bolsa de estudo que abrange o ensino e a alimentação. Os alunos terão opção de usufruir da residência no Campus do DCTA ou não.

O edital também explica que, em decorrência da pandemia de Corona Vírus foi necessária alteração de grande parte do planejamento escolar, incluindo os horários de aulas dos estudantes de Ensino Médio em todo o Brasil. Deste modo, para todo estudante selecionado no certame do ITA de 2021, que ainda não concluiu o ensino médio, o prazo de entrega do certificado de conclusão do mesmo se estenderá até o primeiro dia letivo do ano que vem, conforme requisito do próprio edital.

Leia também:  Universidades que aceitam o ENEM como Vestibular

Sobre os postos a serem preenchidos no curso promovido pelo ITA, seguem as informações:

1 – Na área de Engenharia Aeronáutica. 24 cargos;

2 – Na área de Engenharia Eletrônica. 26 cargos;

3 – Na área de Engenharia Mecânica-Aeronáutica. 26 cargos;

4 – Na área de Engenharia Civil-Aeronáutica. 24 cargos;

5 – Na área de Engenharia de Computação. 24 cargos;

6 – Na área de Engenharia Aeroespacial. 26 cargos.

Os gestores do certame explicam, por meio do edital, que do total de 150 postos 119 serão destinados para os vestibulandos que não forem optantes do quadro de oficiais engenheiros, selecionados nas provas. As demais 31 vagas estão reservadas aos candidatos que optaram pelo quadro dos oficiais.

Sobre as inscrições:

Todas as pessoas interessadas deverão preencher cadastro entre os dias 1º deste mês de agosto e 15 do mês de setembro, 2020, acessando o site oficial de vestibular ITA. O valor da taxa está em150 reais.

Este concurso será realizado conforme as seguintes etapas:

Serão três etapas no ITA, iniciando com os cadernos de provas objetivas, na segunda fase as provas discursivas, e a confecção de uma redação. A terceira fase será a da inspeção sobre a saúde. As datas estão previamente agendadas para o dia 20 de novembro, na primeira fase. Dias 8 e 9 do mês de dezembro, na segunda fase.

As provas serão ministradas nos seguintes municípios:

Cidade de Belém; cidade de Belo Horizonte; Capital Federal (Brasília); cidade de Campinas; em Campo Grande; cidade de Cuiabá; em Curitiba; em Fortaleza; distrito de Goiânia; em Juiz de Fora; cidade de Londrina; em Manaus; em Natal; cidade de Porto Alegre; em Recife; em Ribeirão Preto; no Rio de Janeiro; em Salvador; cidade de São José dos Campos; cidade de São José do Rio Preto; em São Luís; em São Paulo; em Teresina e na cidade de Vitória.

Leia também:  Vestibular ITA 2019 - Cotas Raciais

Para mais informações e atualizações, acesse o site: http://www.vestibular.ita.br/

IITA

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *