Cursinho Popular Zilda Arns 2021 – Inscrições em SP

Categorias: Curso gratuito - Curso pré-vestibular - São Paulo

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2021.



Você sonha em cursar Medicina, mas não tem dinheiro para pagar um cursinho preparatório? Quem está em São Paulo pode se inscrever para o Cursinho Popular Zilda Arns, que tem como finalidade preparar os estudantes de baixa renda para os principais vestibulares do estado.

O cursinho é organizado por alunos da graduação de Medicina da Universidade Estadual de Campinas, que disponibilizam os seus conhecimentos e experiências para que outros jovens possam realizar o sonho de atuarem como médicos no futuro.

Ficou interessado? Para garantir a sua vaga, você deve ficar atento aos prazos e requisitos a serem cumpridos. Confira, a seguir, todas as informações que você precisa saber para aproveitar essa oportunidade!

Quem pode participar do Cursinho Popular Zilda Arns?

O cursinho foi desenvolvido para atender os alunos de baixa renda que estudam em escolas públicas ou são bolsistas em instituições de ensino particulares, que desejam se preparar para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares de São Paulo no ano de 2021.



Além disso, é importante que os candidatos sejam estudantes aplicados, disciplinados, o que evita que desistam do curso no decorrer do ano. Com isso, poderá aproveitar ao máximo todo o conteúdo lecionado pelos professores.

Excepcionalmente nesta edição, as aulas do cursinho vão ser lecionadas de maneira online, ou seja, por EaD, no primeiro semestre, o que se deve às restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Com o passar do tempo, de acordo com o cenário da saúde no Brasil, existe a possibilidade da adoção de aulas presenciais no segundo semestre.

Como será o processo seletivo?

De acordo com os organizadores do cursinho, serão oferecidas 80 vagas. Para formar a turma de 2021, o processo seletivo vai ser dividido em duas etapas. Na primeira, o candidato tem que passar por uma avaliação socioeconômica, que tem como objetivo verificar se o estudante realmente é de baixa renda.

Já a segunda fase se dá por meio de uma entrevista para que a instituição conheça melhor o estudante, quais são os seus objetivos e se ele tem um perfil compatível com o cursinho. Os dois processos avaliativos serão pontuados, sendo de até 40% na avaliação socioeconômica e 60% na entrevista.

Como se inscrever para o processo seletivo?

Para participar da seleção e concorrer a uma das vagas do cursinho, você precisa fazer a sua inscrição até o dia 10 de janeiro de 2021. Para tanto, acesse o site da instituição e clique em ‘’Ingresso’’, forneça os seus dados pessoais e de contato. Vale ressaltar que é necessário arcar com uma taxa de inscrição de R$ 35,00, que deve ser pagar até o prazo de vencimento para que a sua candidatura seja validada.

O resultado da primeira fase vai ser divulgado no dia 18 de fevereiro. Após essa etapa, os candidatos serão convocados para as entrevistas, que vão ser agendadas para os dias 24 de janeiro e 21 de fevereiro. Todos os processos seletivos vão ser feito a partir da internet para que não ocorram aglomerações.

Quem foi Zilda Arns?

Nascida em 1934, foi uma renomada médica pediatra e sanitarista, sendo conhecida no Brasil inteiro. Ela fundou e coordenou a Pastoral da Criança e Pastora da Pessoa Idosa, programas se ação social comandados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ambas as iniciativas ajudam no desenvolvimento e manutenção da saúde de pessoas carentes.

A médica faleceu em 2010, quando estava em Porto Príncipe, realizando uma missão solidária e o país foi atingido por um terremoto. O legado deixado por Zilda Arns perdura até hoje, levando benfeitorias para crianças em todo o território nacional e em países do exterior.

Simone de Paula Leal



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *