Cursinho Pré-Vestibular Gratuito da Unifesp 2021

Categorias: 2021 - Curso gratuito - Curso pré-vestibular - Unifesp

Seleção oferece 235 vagas por todo o Brasil.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciou nesta quinta-feira, dia 25 de Março, o Cursinho Pré-Vestibular Jeaninne Aboulafia (CUJA), voltado para auxiliar alunos de menor nível social na preparação para prestar vestibulares de qualquer natureza. Ao todo, serão 235 vagas disponíveis para participação de pessoas de todo o Brasil.



As inscrições terminam no dia 31 de março (quarta-feira) e devem ser feitas no site oficial do projeto do cursinho, através do link: https://www.cujaunifesp.com/processo-seletivo. Durante o processo seletivo, 4% das vagas serão repassadas para pessoas transexuais e 10% das vagas para pessoas declaradas indígenas. Será analisada a situação socioeconômica de todos os alunos e as notas do vestibular escolhida pelos alunos. O curso seguirá o modelo de ensino à distância, ou EaD, mas os alunos aprovados no processo receberão materiais físicos para o aperfeiçoamento da aprendizagem. A primeira aula online está com data marcada para 13 de abril.

Esta já é a 20ª edição dos cursos populares e gratuitos oferecidos pela Unifesp, universidade que se destaca nos rankings da área de pesquisa e de ensino, como a RUF/ Folha de S. Paulo e o Times Higher Education (THE). O objetivo da iniciativa desse projeto é garantir que alunos de baixa renda e com deficiência de aprendizagem tenham acesso ao ensino superior. No ano de 2020, haviam mais de 1.000 candidatos cadastrados no projeto.

São professores, coordenadores, plantonistas, editores, secretários e diretores que se dedicam e trabalham juntos para a busca de excelentes resultados pedagógicos no âmbito de vestibulares, e têm o compromisso de reduzir as desigualdades no acesso à educação. O principal objetivo é promover a participação social dos alunos, muitos dos quais estão atrasados ​​nos estudos também, mas, além disso, procura mudar as suas realidades, realizando os seus sonhos.



O projeto completará 20 anos em 2021 e veio crescendo a cada ano. No ano de 2020, por exemplo, 86 voluntários foram criteriosamente selecionados em um longo processo seletivo, os quais avaliaram seus conhecimentos e métodos de ensino por meio de avaliações seletivas e aulas-teste. Além do mais, como grande parte da mídia foi mobilizada para divulgar o projeto, 1.143 alunos foram recrutados no processo seletivo em 2020, dos quais 235 alunos foram selecionados através de avaliação socioeconômica e testes de conhecimentos gerais do ensino médio.

Neste ano de 2021, o processo seletivo disponibilizou 235 oportunidades e a seleção será feita principalmente por meio da avaliação socioeconômica (70% da nota total de seleção) e pela nota final do vestibular selecionado pelo aluno.

Tendo em vista que a atual situação emergencial de saúde devido à pandemia do COVID-19 é incerta, é possível adotar um modelo de educação a distância ao longo do ano. Desde o ano de 2019, por meio da cooperação com os cursos do ETAPA, o material é acessível e fornecido aos alunos de forma gratuita. Clique no link para ter acesso às inscrições: http://bit.ly/CUJA2021.

As inscrições seguirão abertas até o dia 31 de março de 2021. A primeira chamada será no dia 13 de abril, e a pré-matrícula online poderá ser realizada até o dia 16 de abril. A segunda chamada será dia 20 de abril e a pré-matrícula online poderá ser realizada até o dia 23 de abril. A matrícula presencial poderá ser realizada do dia 23 até o dia 26 de abril.

Poderão ser chamados alguns participantes de lista de espera para preencher as 235 vagas, conforme condições especiais do regulamento geral de classificação e o artigo 9.8.1 do edital, para fazer parte do CUJA 2021. Por motivos técnicos, esses alunos não terão direito a obter notas de aula e utilizar o sistema digital do ETAPA, não poderão realizar também a simulação final presencialmente, e o acesso a cursos sincronizados. Outros cursos podem estar sujeitos a restrições técnicas.

Para mais informações, você pode entrar em contato pelo e-mail contato@cujaunifesp.com ou visitar o site http://www.cujaunifesp.com.

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *