Curso de Ciência de Dados será oferecido pela USP em Vestibular 2021

Jovens estudantes amantes da tecnologia ou profissionais que desejam migrar para uma nova e promissora carreira no mercado de trabalho, essa pode ser a sua oportunidade de ingressar em um curso superior atual, dinâmico e com alta demanda de ofertas de emprego. Isso porque, recentemente, a USP, Universidade de São Paulo, anunciou a abertura do curso superior em Ciência de Dados, com início previsto para o ano de 2021.

Sobre o Curso de Ciência de Dados

A primeira turma do curso superior em Ciência de Dados da Universidade de São Paulo vai contar, inicialmente, com 20 vagas. As aulas vão ser oferecidas no campus da USP da cidade de São Carlos, localizada no interior do estado de São Paulo.

A graduação é promovida pelo Instituto Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e os estudantes matriculados vão contar com aulas presenciais em período integral, ou seja, é preciso ter disponibilidade para assistir às aulas no campus da USP da cidade de São Carlos em diferentes horários, durante toda a semana.

Entre as principais disciplinas ministradas no curso, que é qualificado como um curso de ciências exatas, estão: matemática, estatística, computação, programação, inteligência artificial, organização, armazenamento e processamento de dados. Ao final, o universitário que tiver seu trabalho de conclusão de curso aprovado vai receber o diploma de bacharel em Ciência de Dados.

Sobre a carreira

Se você é um aluno do ensino médio e está decidindo para qual curso superior se inscrever, ou se você já está inserido no mercado de trabalho mas pretende mudar de área ou complementar o seu currículo, descubra a seguir o que faz um profissional de Ciência de Dados.

Leia também:  Vestibular Faculdade Impacta de Tecnologia 2020

Atualmente, todos os usuários da internet têm suas informações coletadas pelos sites de navegação. Essas informações geram dados importantes para os desenvolvedores do site, que são úteis tanto para aprimorar a experiência do internauta quanto para avaliar o comportamento do usuário dentro da página, por exemplo.

Diante desse cenário, é preciso ter um profissional especializado no processo, organização, gerenciamento e interpretação desse imenso sistema informatizado. Por isso, embora o curso seja em sua grande maioria voltado para disciplinas exatas, um cientista de dados precisa também desenvolver habilidades secundárias como tomada de decisões, comunicação assertiva e planejamento estratégico.

Como vivemos em uma nova era tecnológica, em que o ambiente digital e analógico se fundem em um único tempo e espaço, muitas profissões estão se tornando obsoletas, ao passo em que tantas outras novas profissões estão surgindo no mercado de trabalho.

Quem está de olho em uma carreira promissora, precisa igualmente investir nas denominadas “profissões do futuro”, ou seja, nas profissões que atendem as necessidades e exigências da sociedade contemporânea.

Para se ter uma ideia, de acordo com o último relatório do Center for the Future of Work organizado pela Cognizant Technology Solutions, líder entre as companhias tecnológicas do mundo, a profissão de Detetive de Dados ocupa o primeiro lugar no ranking das 21 profissões que são tendência para a próxima década.

Ingresso

As pessoas interessadas em ingressar no novo curso superior em Ciência de Dados da USP, Universidade de São Paulo, que vai ser oferecido no campus da USP da cidade de São Carlos, podem concorrer à uma das 20 vagas disponíveis por meio de duas maneiras: pela prova de vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada também conhecido com SiSU.

Leia também:  Vestibular Unesp 2021 - Pedidos de Isenção e Redução da Taxa de Inscrição

Conhece alguém que tenha o perfil ideal para essa carreira profissional? Então compartilhe este artigo agora mesmo com os seus amigos e familiares nas redes sociais e também nos grupos de WhatsApp.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *