Dicas de como memorizar o que foi estudado

Categorias: Dicas - Estudos



É muito comum nos dias de hoje encontrarmos pessoas que possuem enorme dificuldade ao memorizar determinado assunto, seja pela quantidade excessiva de informações, seja por outras questões como a concentração. Desta forma, vamos abordar neste artigo algumas técnicas que farão com que você memorize grande parte dos assuntos que necessita com grande rapidez e eficácia.

A princípio, o fator que merece destaque encontra-se na organização e disposição para estudar da maneira correta. Com isso o estudante precisa ter uma noção da quantidade de matérias que precisam ser estudadas, mas também não precisa se desesperar, pois todos passam por essa etapa. Alguns especialistas recomendam ao candidato separar os assuntos que exigem estudo ou revisão. Após isso, é importante dividir o número de páginas pelos dias e horas disponíveis até a chegada da prova. Essa forma de estudos permite ao estudante ter uma noção mais realista sobre as disciplinas exigidas no certame e faz com que ele tenha uma noção do tempo que levará para aprender determinado assunto.

Em seguida temos de enfatizar que não basta que o participante apenas leia, pois isso faz dele um aluno passivo e monótono. Desta forma, uma boa técnica é fazer o fichamento de todo o conteúdo, ou seja, a cada parágrafo que você ler, tente fazer uma síntese das palavras chaves e com o término da leitura, tente explicar a si mesmo a essência do texto, levando em consideração a síntese realizada.

Cabe salientar que a repetição é o principal aliado na hora de guardar conceitos e a resolução de exercícios, bem como de simulados tem de fazer parte da rotina do estudante. Os macetes não podem ser decorados antes de o aluno compreender a teoria da matéria. Por fim, o estudante precisa ter uma boa alimentação, excelente noite de sono e horas de lazer a fim de conseguir memorizar todos os conceitos até o dia da prova. 



Por Luciana Viturino



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *