Dicas de como se preparar para o vestibular

Categorias: Dicas - Enem - Estudos - Vestibular



Entrar numa universidade é o sonho de uma grande parcela de jovens que está concluindo este ano ou já terminou o ensino médio.

As formas de ingresso ao tão desejado curso de ensino superior nunca é fácil. São necessários dias, meses, de estudo e de aulas para conseguir uma vaga em cursos tanto da rede pública quanto nas instituições particulares. Muitos jovens acreditam que o simples fato de se matricular num curso pré-Enem ou pré-Vestibular será suficiente para chegar à nota de aprovação, isso é um grave engano que muitas pessoas cometem e elas só vão se dar conta que “pisaram na bola” quando o nome não aparecer na lista dos aprovados. Se você não quer ser uma delas, não terá escolha, terá que se dedicar e estudar muito, pois as dificuldades são muitas e depende de você e da sua força de vontade.

Algumas dicas sempre são válidas na hora de estruturar os estudos e garantir que o ganho de conhecimento seja o necessário para conquistar a sua vaga na universidade.

Durante os estudos, cada curiosidade, dado relevante, informação, devem ser anotadas. Isso poderá lhe ajudar no momento que esteja respondendo as questões da prova, às vezes só lembrar de um fato que tenha lhe chamado a atenção, pode trazer a resposta correta à tona e você garante um ponto a mais na prova. Anotar todas as dúvidas que surgirem durante sua leitura também é importante porque depois poderá esclarecê-las com os seus professores ou procurando-as na internet. Mencionando os professores, pense que eles são os seus maiores aliados nos estudos, se tiver dificuldade em realizar algum cálculo ou ficou com lacunas nas disciplinas, peça que eles esclareçam, isso fortalecerá a sua autoconfiança e poderá relacionar os assuntos com maior facilidade. Essa sinergia entre os temas interdisciplinares é ótima para você buscar respostas, relacionar faz parte da racionalidade, assim, quando você entende o contexto de uma pergunta, você poderá estar encontrando a resposta de outra.



Por último e não menos importante, não deixe os seus estudos para depois, vá estudando e usando o tempo livre para fazer as provas anteriores ou ler sobre atualidades, o tempo que você dedica aos seus estudos refletirá na sua nota, então não perca tempo.

Depois que adquirir uma rotina de estudos tenha certeza que terá muito mais disposição e motivação para estudar e conseguir, finalmente, o seu nome no listão.

Por Melina Menezes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *