Dicas de como usar a ansiedade a seu favor

Categorias: Dicas - Estudantes - Provas



A ansiosidade é um recurso da mente que te prepara para momentos futuros, onde possivelmente você será testado e o cérebro necessitará de uma grande quantidade de processamento.

Essa preocupação com acontecimentos futuros normalmente é saudável. Saber o que está por vir e se preparar é um dos motivos da ansiosidade. Porém, esse recurso tão importante pode ser motivo para momentos de insônia, dores de cabeça e queda de produtividade. Saiba como usar a ansiedade a seu favor e não ficar com aquele branco na hora da prova.

– Prepare-se para a prova:

Por mais simples e óbvia que essa dica possa parecer, saiba que ela é  maior motivo de ansiosidade e consequentemente fracasso nos testes. Quanto você se prepara, sua mente sabe que você está preparado para o que vier, por isso, ela nem se preocupa.



Criar o hábito de estudar sempre, mesmo com testes próximos, é a maneira mais simples de resolver aquele problema. Quantas vezes você já não viu aquele colega que sempre tira notas boas falar que nem estudou. A verdade é que estudar já se tornou um hábito, logo não há preocupações nem ansiosidade.

– Descanse bem no dia anterior:

Que tal parar com aquele velho hábito de dormir até tarde? Dormir bem deixa o cérebro descansado e potencialmente mais rápido. É fato, você pode ter toda a informação de que precisa dentro de você, mas se não tiver uma mente preparada para encarar os desafios que virão, você provavelmente terá um branco na hora da prova e aquela sensação de  “eu sabia a resposta mas não lembrava”, será algo que vai lhe atormentar frequentemente.

– Seja positivo:

Por mais difícil e complexa que uma matéria possa ser, não desista. Essa parece frase de livro de autoajuda, mas é a pura verdade. Encare a prova como um desafio que você pode superar e nada mais.

Foque nas matérias e confie na sua capacidade que você será feliz em qualquer teste ou exame que fizer, afinal, se você não acreditar em si mesmo, quem vai?

Por Felipe Henrique de Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *