Dicas para quem quer passar no Vestibular de Medicina

Muitas vezes quem almeja uma vaga no tradicional curso de Medicina se depara com uma infinidade de questões relacionadas a organização de estudos, qual melhor cursinho, se o cursinho tem de ser presencial ou online ou se ainda é muito caro o investimento. Mas uma das maiores buscas dos diversos questionamentos do pré-vestibulando de Medicina é como passar. Dessa forma, veja abaixo dicas para quem quer passar no Vestibular de Medicina.

Como estudar para Medicina

Você deve pesquisar bastante para determinar se você tem condições ou prefere um cursinho presencial, se deseja assinar um cursinho online (geralmente são os mais baratos) ou se ainda deseja comprar materiais didáticos para estudar por eles. Não há uma forma correta de estudar, mas sim aquela que você tem mais facilidade de aprender o conteúdo. No incio você pode testar todas as formas, mesclar e ver se está funcionando para você

Vestibular x Enem

Saiba a diferença entre os diferentes vestibulares e Enem. São estilos de provas diferentes, embora todos abordem conteúdo do Ensino Médio. Alguns vestibulares tradicionais exigem um nível de aprofundamento nas matérias de Ciência da Natureza, ou seja, física química e biologia. Dessa forma, poderá haver provas discursivas e você deve considerar treinar esse tipo de prova no seu cronograma.

Tempo

Determine a quantidade de horas que pretende estudar: 12, 8, 6, 4 horas. O importante é manter a rotina de estudos na hora estipulada. Mas saiba que haverá dias em que seus estudos não renderão tanto e outros em que parece que você está mais concentrado e deseja ultrapassar o tempo estimado. Acalme-se! Regularidade é tudo.

Cronograma

Estipule quais provas de quais instituições irá fazer. Veja se as datas já estão confirmadas e monte seu cronograma e plano de estudos de acordo com elas. Nesse cronograma, você deve determinar quantas matérias estudará por dia e quais assuntos. Assim ficará mais fácil perceber o avanço no conteúdo. Não se preocupe se ocorrer imprevistos! Eles acontecem e fazem parte da vida de todo pré-vestibulando. É possível determinar um dia na semana ou um turno do seu dia para colocar matéria atrasada! Mas lembre-se, se você conseguir cumprir todo o cronograma da semana, use o dia para leituras, descanso ou diversões.

Leia também:  Resultado Vestibular de Inverno UEPG 2017 - Aprovados 1ª Chamada

Metas

Para testar a absorção do conteúdo estabeleça metas diárias, semanais e mensais. Exemplo: segunda-feira, estudarei biologia – citologia e farei 30 exercícios, química – ligações químicas e farei 20 exercícios e física -inércia e farei 15 exercícios. Um exemplo de meta semanal: terminar todo conteúdo de citologia e ter resolvido 200 exercícios de ciências da natureza. Exemplo de meta mensal: Ter feito 2 simulados, 5 módulos de biologia e feito ao todo 600 exercícios.

Simulados

Treinar simulados é a chave de ouro dessas dicas. Ele é o termômetro para saber se você está dominando os estudos além de treinar as condições em que fará a prova. Não hesite em treinar mesmo que esteja no começo dos estudos! Vale lembrar que outra área importante em qualquer vestibular é a redação. Principalmente no ENEM pois ela sozinha corresponde a 1000 pontos e é a única área que o candidato pode alcançar nota máxima.

Nadar e nadar

O momento dos estudos deve ser aproveitado ao máximo. Ele é um treino para quando estiver na faculdade de medicina, pois terá horas de estudo e muitas disciplinas. Aproveite esse período para amadurecer suas formas de aprender. O caminho até conquistar uma vaga muitas vezes segue trilhas esburacadas, trilhas sinuosas, degraus a primeira vista inalcançáveis. Às vezes tudo pode ficar nublado, mas com resiliência é possível alcançar sua tão sonhada vaga na medicina. Todo processo de estudo, toda dedicação, todos os percalços são parte da sua caminhada para se tornar um médico.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *