EduCursinho – Cursinho Pré-Vestibular Gratuito em Várzea Grande

Aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 21:30.

A etapa de se preparar para o vestibular é um dos momentos mais importantes para os jovens que já decidiram a profissão que desejam seguir. Contudo, nem todos os adolescentes têm condições de arcar com a mensalidade de um cursinho preparatório, o que pode os deixam em desvantagem para conquistar uma vaga em áreas mais concorridas.

Se você mora em Várzea Grande, no Mato Grosso, e quer passar no vestibular, uma boa oportunidade é o EduCursinho, que está sendo oferecido de forma inteiramente gratuita. Aqueles que desejam participar dessa iniciativa devem ficar atentos aos requisitos necessários para ser beneficiado.

Tem interesse? Confira, a seguir, o que fazer para se cadastrar no cursinho pré-vestibular de graça!

Como é o curso pré-vestibular EduCursinho?

O EduCursinho se caracteriza como um projeto de extensão que foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia, do Campus de Várzea Grande, da Universidade Federal do Mato Grosso do (UFMT), mais especificamente na cidade de Cuiabá.

Tudo começou no ano de 2018, quando o projeto foi criado com a atenção de preparar para o vestibular e Enem os alunos do Ensino Médio que frequentavam a Escola Francisco Alexandre Ferreira Mendes. A ideia era ajudar aqueles que não tinham condições financeiras de investir em um cursinho pré-vestibular particular.

No primeiro ano, eram oferecidas 30 vagas. Os inscritos tinham a oportunidade de ter aulas focadas em questões tratadas no vestibular nas disciplinas de Matemática, Física e Química.

Devido ao seu sucesso, os idealizadores do cursinho decidiram ampliar as suas vagas, passando a oferecer 100 oportunidades por ano, que atendem os estudantes que estão matriculados ou já se formaram em escolas públicas ou são bolsistas em instituições de ensino privadas.

Leia também:  Curso de Ciência de Dados - O Que é, O Que Faz, Onde Estudar

Além disso, também foram adicionadas as disciplinas de Inglês, Redação e Atualidades.

Como funcionam as aulas?

De acordo com as informações do projeto, as aulas do cursinho são ministradas pelos estudantes universitários dos cursos de Engenharia do Campus de Várzea Grande. As disciplinas são ensinadas de segunda-feira a sexta-feira, das 18:30 às 21:30. Sem falar que também são oferecidos aulões no mesmo período, que visam aprofundar os conhecimentos em assuntos específicos.

No decorrer das aulas, os alunos entram em contato com temas relevantes para o vestibular, discutindo-os em sala com os professores e demais colegas. Ainda são passadas atividades que ajudam a reforçar os assuntos aprendidos em cada disciplina.

Como se inscrever para participar do cursinho pré-vestibular?

Os estudantes do Ensino Médio que desejam se aproveitar dessa oportunidade precisam acompanhar os prazos a serem obedecidos. Em primeiro lugar, saiba que as inscrições costumam ser abertas durante todo o mês de março. Os interessados deverão fazer a sua candidatura por meio do formulário online, que exige o preenchimento dos dados pessoais de cada aluno.

Quanto antes você se inscrever, mais facilidade terá para garantir a sua vaga no cursinho, haja vista que o número de vagas é limitado. A partir do momento em que são recebidas 100 inscrições, os inscritos excedentes terão que fazer uma prova, que é composta por 40 questões sobre as disciplinas trabalhadas na escola.

Normalmente, a prova é feita no mesmo local em que o cursinho] é lecionado. Como se trata de um exame concorrido, é indicado preparar-se com antecedência para obter um bom resultado e ser aprovado. O resultado final com o nome dos candidatos aprovados é divulgado nas redes sociais do projeto.

Leia também:  Vestibular IFMT 2020 Via Enem - Inscrições

Por isso, é importante acompanhar os canais de comunicação do cursinho para não correr o risco de perder a sua vaga. Após a aplicação da prova, os idealizadores do projeto emitem avisos sobre o início das aulas. Aí, é só organizar a sua agenda para estudar para o vestibular!

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *