Encceja 2020 – Inscrição, Edital, Regras para Aprovação

Categorias: 2020 - 2021 - ENCCEJA

Inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro de 2021.



Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Elas foram abertas nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2021. Aqueles que desejarem poderão se inscrever até o dia 22 de janeiro, de forma gratuita.

O Encceja é uma certificação de exame voluntário, gratuito e é específico para aquelas pessoas jovens ou adultos que não gozaram da oportunidade de terminar os seus estudos na idade apropriada para estes níveis de ensino: Ensino Fundamental, de no mínimo 15 anos completos e Ensino Médio para aqueles de idade de 18 anos completos. As avaliações serão realizadas no dia 25 de abril de 2021. E salientamos que o período de inscrição vai do dia 11 ao dia 22 de janeiro de 2021.

Aqueles que se inscreveram no Encceja 2019 e que não realizaram o exame e também não fizeram nenhuma justificativa (ou se sua justificativa não foi aceita pelo Inep), poderão pagar R$ 40 caso queiram se inscrever no Encceja 2020.

Mesmo que o Encceja 2020 seja realizado em 2021 pelo advento da Covid -19, as condições epidemiológicas do Brasil fizeram com que o cronograma ficasse atrasado.



O Encceja foca nas pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em idades regulares para a sua conclusão. Como:

  • Ensino Fundamental: para indivíduos com 15 anos completos ou mais no dia da prova (25 de abril de 2021)
  • Ensino Médio: para indivíduos com 18 anos ou mais no momento da prova (25 de abril de 2021)

Da Inscrição no Encceja 2020

As inscrições para o Encceja 2020 poderão ser realizadas apenas pela internet, no site eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Os interessados deverão informar no ato da inscrição o seu CPF e documento de identidade para poderem realizar a inscrição para o Encceja 2020. É necessário ainda informar o telefone e um e-mail para que o Inep faça contato com o inscrito caso haja necessidade.

É relevante ainda que o candidato preste atenção na hora de escolher a cidade da realização da prova. Ele deverá fazer a escolha do município em que deverá estar no dia do exame.

Qual da data prevista para o Encceja 2020?

O Encceja 2020 está previsto para ser realizado no dia 25 de abril de 2021, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. E as avaliações terão questões objetivas relativas as distintas áreas do conhecimento (matérias) e uma redação.

As diferentes disciplinas estarão dispostas segundo o nível de ensino (fundamental ou médio ) e as provas deverão ser distribuídas pelos dois turnos.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO

Ciências Naturais e Matemática

30 QUESTÕES

VESPERTINO

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

30 QUESTÕES

ENSINO MÉDIO

MATUTINO

Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

30 QUESTÕES

VESPERTINO

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias

30 QUESTÕES

Dos Resultados

Estão previstos a divulgação dos gabaritos do Encceja 2020 para publicação até o dia 7 de maio de 2021.

Quanto a data de divulgação do resultado do Encceja 2020, ela ainda não foi divulgada pelo Inep. As notas poderão ser divulgadas em aproximadamente 100 dias logo após as provas.

Da nota para aprovação

É necessário que o candidato tire no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e tenha uma média mínima de 5 pontos na redação para que o candidato possa ser aprovado no Encceja 2020, sendo que a pontuação da redação vai de 0 a 10 pontos e o exame possui nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O candidato que não for aprovado em todas as avaliações, mas que tirar a pontuação necessária para aprovação em uma ou mais áreas do conhecimento, poderá solicitar a declaração de proficiência, ou seja, um documento que retira a necessidade de realizar essa prova novamente no Encceja 2021.

Solicitação do certificado de conclusão

O candidato que for aprovado, poderá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e Institutos federais que possuem convênio com o Inep. É preciso comparecer ao local e solicitar o certificado, informando o número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. Os certificados estão divididos em dois tipos, descritos a seguir:

  • Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio:

Para aqueles candidatos que conseguirem nota mínima para aprovação nas quatros provas objetivas e na redação.

  • Declaração Parcial de Proficiência:

Para aqueles candidatos que conseguirem a nota mínima exigida em uma das quatro disciplinas, ou em mais de uma, porém, não em todas.

Para maiores informações consulte o edital.

Rogério Alves da Rocha



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....