Enem 2016 – Dicas para Fazer uma Boa Redação

Categorias: Dicas - Enem - Redação

Confira aqui algumas dicas para fazer uma boa redação no Enem 2016.



Com a proximidade da realização das provas do Enem, marcado para o próximo fim de semana, estudantes de todo o Brasil ficam ansiosos e apreensivos, principalmente quando o assunto é a redação, que deve ser feita no 2º dia do exame, pois sua nota é extremamente importante.

Se você irá fazer o Enem e precisa de dicas para fazer uma boa redação e com isso alcançar uma boa nota, preste atenção nas dicas a seguir:

1º) Na hora de escrever o seu texto, não se desespere. Pense que você estudou e fez muitas leituras durante o ano todo para se preparar para esse momento. Dessa forma, pare um instante e tente se acalmar. O nervosismo só vai te atrapalhar neste momento.



2º) Se você já conhece o tema proposto, ótimo. Mas se não conhece leia os textos motivacionais e marque os pontos que você considera mais relevantes. O texto possui informações que você pode usar, lógico, com as suas palavras.

3º) Após a leitura dos textos, você precisa iniciar o seu texto, que deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução você deve citar o tema com as suas palavras (não copie frases dos textos, somente ideias), mais dois argumentos que serão desenvolvidos. A introdução é como se fosse um resumo do texto.

4º) No desenvolvimento, separe dois argumentos e desenvolva um em cada parágrafo. Use conectivos e seja coerente.

5º) Na conclusão, repita o tema e elabore uma solução para a questão, é a chamada intervenção, mas pense em algo que seja realmente viável e possível.

6º) Evite repetir palavras em excesso, use sinônimos quando necessário.

7º) Caso você erre alguma palavra, apenas faça um risco horizontal sobre ela e continue escrevendo. Evite fazer rabiscos.

8º) Escreva sempre na forma impessoal. Não use a primeira pessoa do singular “eu”.

9º) Escreva em português formal , nunca use expressões populares, gírias, jargões ou frases freitas.

10º) Procure fazer a redação primeiro, pois você escreverá mais rápido, com mais facilidade, pois você não estará cansado, como quem faz a redação por último.

Na véspera da prova descanse, durma mais cedo e confira se os documentos estão corretos. E não se esqueça de levar caneta PRETA, leve duas para garantir.

Tenha uma boa redação!

Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *