Enem 2020 – Inscrições, Cronograma, Data das Provas

Na manhã desta segunda-feira, dia 11 de maio de 2020, tivemos o início das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, o popularmente conhecido ENEM. Os interessados devem acessar o site https://enem.inep.gov.br/ e realizar as inscrições até o dia 22 de maio de 2020.

Um detalhe importante de se mencionar, é que a data das provas estão sendo mantidas, pelo menos por enquanto, pelo INEP (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Apesar disso, há muitos pedidos para que as provas sejam adiadas, porém, isso só deve acontecer caso a pandemia de Coronavírus (Covid-19) e agrave ainda mais no Brasil.

Mencionado isso, vamos conferir como ficou o Cronograma Inicial do ENEM 2020:

  • Provas da Versão Presencial: Dias 1 e 8 de Novembro de 2020.
  • Provas da Versão Digital (Inédita no País): Dias 22 e 29 de Novembro de 2020.

Taxa de Inscrição

A Taxa de participação no ENEM 2020 terá um custo de R$ 85 e poderá ser paga entre os dias 11 e 28 de maio de 2020. O pagamento poderá ser efetuado em casas lotéricas, agências bancárias ou pela internet.

De acordo com o INEP, os candidatos que se inscreveram, mas não pediram isenção da taxa, caso se encaixem nos critérios exigidos receberão este benefício mesmo sem tê-lo solicitado. Já os estudantes que solicitaram a isenção e a obtiveram, também devem se inscrever no ENEM.

Um detalhe importante de se mencionar, é que candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, mas não compareceram nas provas do ENEM do ano passado (2019), podem solicitar novamente o benefício este ano. A princípio estes candidatos não teriam direito novamente ao benefício, porém, provavelmente pelo período crítico que passamos, o INEP resolveu também aceitar o pedido destas pessoas.

Leia também:  Mediotec - Programa de Ensino Técnico para Estudantes do Ensino Médio

Como se Inscrever

Para realizar a inscrição do ENEM 2020 é preciso que o candidato informe o número de seu CPF e RG. Feito isso, será criada uma senha de acesso que permitirá ao candidato verificar o cartão de confirmação e os resultados das provas. Outras informações que serão necessárias são um número de celular e um e-mail válido, através destes dois métodos o INEP deverá enviar os comunicados sobre o Exame.

O INEP informou que até o dia 22 de maio será possível realizar alterações e atualizar os dados de contato, além de poder trocar o município para realização das provas, alterar a opção de língua estrangeira e solicitar atendimento especializado ou específico.

Pessoas com deficiência ou lactantes podem solicitar adaptações até o dia 22 de maio de 2020.

Já os participantes transexuais que preferirem não ser chamados pelo seu nome no registro civil podem realizar a solicitação do nome social entre os dias 25 de maio e 12 de junho de 2020.

Local de Prova

O Cartão com a Confirmação dos Locais de Prova deverá ser disponibilizado no mês de outubro. Nele será possível conferir todos os detalhes sobre a prova, como número de inscrição, data da prova, horário da avaliação, endereço do local de prova, informações sobre atendimento especializado e opção de língua estrangeira escolhida.

Prova Presencial

As provas presenciais serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro de 2020.

As provas do dia 1º de novembro contarão com 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias + 45 questões sobre ciências humanas e suas tecnologias, além de uma redação. A duração da prova será de 5:30.

Já as provas do dia 8 de novembro contarão com 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias + 45 questões de matemática e suas tecnologias. A duração das provas será de 5 horas.

Leia também:  Pré-Vestibular Gratuito da USP 2020 - Inscrições no MedEnsina

Prova Digital

As provas digitais serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro de 2020.

No dia 22 de novembro as provas terão 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias + 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, além de uma redação (em papel). A duração desta prova será de 5:30.

Já no dia 29 de novembro as provas terão 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias + 45 questões de matemática e suas tecnologias. A duração da prova será de 5 horas.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *