Enem 2020 – Nota não Valerá para Sisu, Prouni e Fies 2021

Categorias: 2020 - Enem - Fies - ProUni - Sisu

Data das provas impossibilita uso das notas do exame para o Sisu, Prouni e Fies 2021.



Por conta da pandemia, causada pelo Covid 19, muitas instituições e dispositivos precisaram se adaptar a nova realidade. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi alvo de inúmeras discussões que envolveram o Ministério da Educação (MEC) e os alunos de todo o Brasil. Comumente, o Enem é realizado no fim do ano, especificamente nos meses de outubro ou novembro.

Por esse ser um ano atípico, o Enem 2020 será realizado apenas em 2021, as datas já foram estabelecidas, sendo a primeira prova em 17 de janeiro (domingo) e a outra na semana seguinte, no dia 24 de janeiro, também no domingo.

Uma outra novidade do exame é que ele poderá também ser realizado por vias digitais, justamente por conta das medidas sanitárias adotadas para frear a disseminação do vírus. Este será realizado em 7 de fevereiro de 2021. Estima-se que cerca de 96 mil inscritos farão a prova no formato digital. Ao todo, segundo os números divulgados pelo MEC, foram efetivadas 5,7 milhões de inscrições para realizar o exame.

O Enem também aplicará provas no final de fevereiro, estas são destinadas para aqueles candidatos que por ventura venham a sofrer algum acidente, assim como também, atestem que estejam com doenças infectocontagiosas, como é o caso da contaminação pelo Covid 19. Os participantes precisam solicitar 1 dia antes o adiamento da sua prova, através da página de participante que está disponível no próprio site do exame.



Com relação ao Enem, também foi estabelecido que os candidatos que realizarem o exame de 2020 não poderão se candidatar as vagas nas universidades no primeiro semestre do ano que vem. Isso se deve ao fato de que os programas Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abrirão suas vagas já no mês de janeiro de 2021, ao passo que, as notas do exame de 2020 só serão divulgadas em março, é o que aponta o cronograma do MEC.

Como é sabido, a nota do Enem é a porta de entrada dos estudantes no ensino superior, tanto em instituições privadas como públicas de ensino, por isso, a medida não agradou a todos, já que tem sido um ano atípico para a maioria das pessoas, no setor da educação o ano letivo foi marcado pelas as aulas remotas, a fim de evitar aglomeração.

Esse cenário provoca o aumento das desigualdades sociais, que consequentemente repercutirão na pontuação das provas, visto que enquanto que algumas escolas conseguiram adequar o seu padrão de ensino, outras ainda enfrentam dificuldades para realizar o mínimo.

Conforme o cronograma divulgado, o Prouni abrirá suas inscrições a partir do dia 12 de janeiro e segue até o dia 15. O SISU, que é o programa mais procurado pelo os estudantes, abre as inscrições no dia 19 de janeiro até o dia 23. Já o Fies, suas inscrições serão abertas próximo ao fim de janeiro, na data de 26 a 29.

Portanto, só poderão se candidatar aos programas aqueles candidatos que já realizaram o exame nos anos anteriores, ou seja, estes poderão utilizar suas notas passadas na tentativa de entrar no curso pretendido. Já para quem é novato no exame, só poderá se candidatar no segundo semestre do ano que vem, geralmente as universidades não oferecem tantas possibilidades de vagas e cursos oferecidos, como é disposto no semestre inicial.

Mas segundo as estimativas de especialistas do ensino superior, será praticamente impossível preencher todas as vagas no primeiro semestre, considerando que apenas os candidatos que realizaram Enem no ano anterior poderão concorrer. Ainda não se sabe ao certo como será o delineamento dessas questões no ano que vem, por isso, é importante que os alunos fiquem atentos as informações para não haver prejuízo.

Valdeilma de Freitas Alves



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....