Enem 2021 – Provas podem acontecer em 2022

Categorias: 2021 - 2022 - Enem - Provas

Exame deverá ser adiado devido ao orçamento do Governo.



O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 deverá acontecer somente em janeiro de 2022, como falado no último dia 13 de maio, quinta-feira, na reunião de membros do Conselho Nacional de Educação (CNE), juntamente com o presidente Danilo Dupas Ribeiro, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O site da UOL foi um dos primeiros veículos a anunciar a decisão, a qual foi confirmada por duas pessoas presentes no momento da reunião, uma delas, inclusive, é Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE, que disse ao site que o motivo pelo qual o ENEM não poderá ser aplicado este ano é o orçamento. Mesmo sendo anunciado o ENEM para o ano que vem, os membros do CNE ainda não confirmaram uma data precisa, tudo vai depender do andamento da economia do país.

A presidente do CNE disse que o Inep ainda irá se pronunciar na sexta-feira, dia 14 de maio, sobre o assunto efetivamente. De acordo com ela, a notícia pegou todo mundo de surpresa, mas mesmo assim no fundo todos sabiam que era impossível realizar o ENEM este ano devido a situação do orçamento.

Quando a perguntaram a respeito do contexto da pandemia e se o presidente mencionou isso, ela negou, dizendo que mesmo no contexto da pandemia, eles ainda vão realizar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no mês de novembro, o mesmo que teve no ano de 2019.



Ainda na quinta-feira, houve uma publicação no Diário Oficial da União relatando as metas que o Inep levantou, que condizem com a infomação de que o Saeb seria aplicado ainda neste ano, porém, o sobre o ENEM, constava apenas opções de "Planejamento e preparações técnicas".

No ano de 2020, as metas passadas pela autarquia foram publicadas no Diário Oficial da União no mês de março, porém, no mês de outubro uma portaria nova anunciou a retirada da aplicação do ENEM em 2020 devido à pandemia do Coronavírus. O ENEM chegou a ser aplicado em fevereiro deste ano de 2021 junto à controvérsias e polêmicas.

Cronograma e a divulgação de editais

Depois que a reportagem sobre o assunto foi publicada, a assessoria de imprensa do Inep encaminhou um áudio para a portaria UOL com uma fala do presidente da Inep na reunião do CNE que dizia que todos estavam ansiosos para que o ENEM acontecesse neste ano, porém, existem algumas situações que impediram esse acontecimento, mas que as resoluções estão alinhados com as propostas do MEC e em breve todos serão notificados a respeito.

A respeito dos editais, a assesoria da autarquia também afirmou que "o Inep está atuando na realização de um cronograma, o qual será divulgado muito em breve". Quando perguntado a respeito da realização das provas não constar como meta no ano de 2021, o Inep não respondeu e não se manifestou.

Ministro da Educação se manifesta a respeito de datas para a realização do ENEM em 2021

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, o ministro da Educação Milton Ribeiro anunciou que o ENEM ainda pode ser aplicado entre outubro e novembro deste ano, e que a data vai depender muito do andamento da pandemia e da vacinação. Mesmo com essa controvérsia, existe um documento que atesta que o ENEM seria realizado de 16 a 22 de janeiro de 2022, e ele foi assinado por três diretores do órgão: Alexandre Gomes da SIlva do Saeb, Alfredo Murillo Gameiro de Souza da área de gestão e planejamento e Danilo Miranda Pontes Rogério, diretor da área de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais.

Também foi informado que algumas medidas poderão serem aplicadas, como é o caso do provável Enem Digital, o qual foi lançado neste ano e será aplicado nos mesmos dias e horários que o ENEM normal. Ainda na mesma ocasião, a assessoria de comunicação do MEC informou que "não existe nenhuma definição sobre datas" e "que ainda assim a edição do exame está confirmada e garantida, no entanto, o cronograma para a realização das provas ainda está em planejamento".

Por Daniela Almeida da Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *