Engenharia Elétrica – Profissão e carreira

Categorias: Engenharia Elétrica - Profissão



Resumidamente podemos dizer que a Engenharia Elétrica é a área de conhecimento cujo principal foco é o desenvolvimento de dispositivos eletroeletrônicos para diversos setores como os de computação, telecomunicações, eletrônica e robótica dentre outros.

Além disso, a Engenharia Elétrica também estuda a distribuição, a recepção e a transmissão de energia elétrica nos mais variados setores das termelétricas, hidrelétricas e subestações. Nesse processo também estão incluídos os sistemas responsáveis pelos mesmos.

O profissional que atua na área de Engenharia Elétrica irá desempenhar suas funções na criação de projetos de sistemas que envolvem automação, medição, máquinas, instrumentação e controle de linhas de produção entre outros. Esse profissional também poderá participar do processo que envolve a construção de usinas hidrelétricas, nucleares e termelétricas. Sendo que neste caso, ele poderá atuar como orientador e supervisor das tarefas que são relacionadas ao campo de eletroeletrônica e eletrônica.

– Para que tipo de profissional é indicado o curso de Engenharia Elétrica?



Um dos principais pontos para aquele que quer cursar Engenharia Elétrica é ter um bom raciocínio no que diz respeito a conhecimentos científicos, física e mecânica. No mais, é muito importante que o estudante também tenha um domínio muito bom de cálculo, seja concentrado, dedicado e tenha gosto em trabalhar com pesquisas e estudos dentre diversos outros aspectos.

Já em relação ao curso em si podemos dizer que ele é centrado nas disciplinas de informática, economia, administração, física e principalmente matemática. O aluno, já no início de sua graduação irá passar por uma série de aulas práticas que são feitas por meio de experimentos realizados em laboratórios próprios para este fim. Com o decorrer do tempo e aquisição de conhecimentos os alunos então, passarão a desenvolver seus próprios projetos como sistemas digitais, materiais elétricos, sistemas elétricos e etc.

O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica tem uma duração aproximada de 10 semestres.

No que diz respeito ao mercado de trabalho a maior parte das oportunidades de emprego são oferecidas por concessionárias de energia, empresas que trabalham com tecnologia da informação e construtoras. No caso do Brasil as regiões que mais concentram vagas são a Sudeste e Sul. Isso porque são nelas que se encontram os maiores polos industriais do país.

Continue ligado em nossas publicações diárias e fique por dentro de tudo que for novidade no mercado de trabalho.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *