Estudantes Brasileiros podem usar o ENEM em Universidades de Portugal

Categorias: Enem - Portugal - Universidades

21 instituições de Portugal utilizam o Enem para selecionar e admitir alunos brasileiros.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais avaliações para acesso a universidades públicas e privadas no Brasil. No entanto, as notas obtidas no Enem podem também ser utilizadas por candidatos que desejam estudar em Portugal.



Nesta semana, mais três universidades lusófonas passaram a aceitar futuros estudantes brasileiros: Escola Superior de Saúde do Vale de Sousa, Instituto Universitário de Ciências da Saúde e Escola Superior de Saúde do Vale. Dessa forma, agora são, no total, 21 instituições que utilizam esses resultados para seleção e admissão de alunos brasileiros.

Isso foi feito através de acordo assinado em Brasília, no dia 16 de março de 2017, entre representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu). Esta última é mantenedora das universidades portuguesas citadas, localizadas na cidade do Porto. Até o momento, 20% das vagas dessas instituições são voltadas para alunos de outras nacionalidades.

Como será feito o processo se seleção de alunos brasileiros:

A aprovação dos futuros candidatos para as três universidades se dará da seguinte maneira: a nota obtida na prova de “Ciências da Natureza e suas Tecnologia” será somada à média de notas atingida por eles durante todo o Ensino Médio.



Custos das universidades portuguesas:

Vale lembrar que muitas universidades portuguesas, que integram a lista de acordos, cobram mensalidade em euros, taxas e outros custos. Porém, muitas vezes, é possível concorrer a bolsas de desconto, alojamento e alimentação.

Também é importante que os interessados fiquem sempre atentos aos períodos de inscrição para vagas e cursos disponíveis, para que não percam essa oportunidade. Isso pode ser feito acessando o site das universidades e observando as documentações necessárias para o ingresso. É importante, ainda, preparar visto para poder permanecer no país durante o período de estudos.

Além disso, quem concluir essa etapa educacional em Portugal poderá dar continuidade a outros estudos na Europa, se tiver interesse. Sendo assim estará habilitado a realizar pós-graduação (especializações, mestrado e/ou doutorado) em outras instituições de qualquer país que integre esse continente. Para acessar a lista completa de universidades portuguesas que aceitam alunos por meio das notas do Enem, clique aqui agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-03/mais-tres-instituicoes-portuguesas-passam-aceitar-o-enem-total-sobe-para-21.

Por Camilla Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *