Exame Revalida 2020 – Informações e Data

Categorias: 2020 - Medicina - Revalida

Confira aqui todas as informações sobre o Exame do Revalida 2020.



Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições de ensino superiores estrangeiras (Revalida), tem como objetivo examinar médicos formados em outros países, com medidas e formas homogêneas, indicados para medir a similaridades nos currículos das universidades estrangeiras com o currículo de universidades brasileiras, permitindo ao candidato que tem sua situação aprovada, apto a exercer a profissão de medicina no Brasil.

Esta medida foi uma proposta entre os ministérios da saúde a da educação, que indicaram a necessidade de realização do teste. Anteriormente, o mesmo era aplicado a um setor especifico para revalidação de diplomas. Hoje, o Revalida é o exame que tem a capacidade de atender um grande número de graduados em universidades fora do Brasil de maneira mais acessível.

Público alvo

O teste para aferir o diploma estrangeiro de medicina, tem sua data prevista a ser realizada no dia 06 de dezembro. A informação foi repassada por Milton Ribeiro, atual responsável pelo ministério da educação, e a divulgação da data ficou ao encargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apesar do edital com todas as informações pertinentes ainda não ter sido divulgado.

A última vez que o exame foi realizado foi em 2017. Muitos estudantes aguardam ansiosos pelo teste e a não realização tem os impedido de trabalhar em suas áreas, gerando frustração em que aguarda por tanto tempo. O projeto do Revalida prevê que o exame seja realizado semestralmente, porém, não têm ocorrido, os dados do último teste realizado indica que houve mais de 7.300 inscritos e apenas uma média de 390 foram aprovados.



No meio deste ano, o responsável pelo ministério da educação daquela época havia salientado que o teste seria realizado na primeira quinzena de outubro. E de acordo com o INEP, a alteração da data ocorreu devido aos transtornos causados pela pandemia do Covid 19.

O maior detalhe crítico que impediu o exame de ser realizado antes de Dezembro é a necessidade do distanciamento social, seguindo as regras da organização mundial da saúde, o Inep salienta a dificuldade de atender toda a demanda de inscritos no dia de realização da prova sem que haja aglomerações.

Como é o exame Revalida?

O teste do Revalida expedido por instituições de ensino superior é formado em duas partes: questões teóricas e atividades práticas. A parte teórica é feita em duas partes, na parte da manhã o inscrito deve responder a cem questões objetivas. No período da tarde do mesmo dia, os graduados devem responder a cinco perguntas discursivas. A data de 06 de dezembro anunciada pelo ministro da educação, corresponde a esta parte específica da prova.

Em um segundo momento é realizado o exame prático, que é fundamentado em dez entrevistas para que o inscrito dê um parecer inicial de doenças e enfermidades que possam estar sendo sentidas pelos pacientes (neste caso se utilizam de atores com textos predeterminados).

Quem pode realizar o teste?

O teste pode ser feito por qualquer pessoa de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que esteja domiciliando no país de forma regular e para realizar o teste é necessário o envio de algumas documentações: tais como diploma frente e verso digitalizado, ser registrado e estar regular no cadastro de pessoas físicas (CPF), ter o diploma de graduação em medicina por instituição acadêmica estrangeira, reconhecida no país em que atua por algum órgão competente local, como ministério da educação ou algum similar de mesma competência. Apesar da boa noticia do exame finalmente ter um data a ser realizado, os inscritos ainda terão que contar com um pouco de paciência até que seja informado a segunda etapa dos testes.

Adriana Silva Souza



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *