FIES 2021 – Edital e Inscrições

Categorias: 2021 - Fies - Financiamento Estudantil

Confira aqui as principais informações sobre o FIES 2021.



Em virtude da pandemia ocasionada pelo o Covid 19, os órgãos de saúde recomendam o isolamento social como uma das medidas para frear a disseminação do vírus, com isso a sociedade em geral precisou se adaptar ao novo normal. No campo da educação, a grande maioria das instituições adotou o regime de aulas remotas, acarretando questões com relação a aprendizagem.

Em virtude do atraso do ano letivo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2020, que comumente acontece no mês de novembro, foi adiado para janeiro de 2021, depois de muitas discussões entre os órgãos responsáveis, assim como também por reinvindicações do movimento estudantil.

No entanto, o adiamento da prova não se mostrou como positivo para os estudantes, já que foi anunciado que os programas que dão acesso à universidade, a saber SISU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) e o Prouni abririam inscrições já no mês de janeiro, o que consequentemente impedia os estudantes utilizarem a nota do Enem 2020.

Entretanto, após muita pressão popular, conforme foi divulgado pelo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi determinado que haverá uma edição extra do FIES e do PROUNI em 2021, justamente para contemplar os estudantes que realizarão o Enem 2020 em janeiro. Com relação ao SISU, ainda conforme o órgão, a primeira edição será em abril de 2021, anteriormente datava de janeiro de 2021 a primeira remessa de seleção para o ingresso em universidades através do SISU.



Já com relação ao FIES, está mantido para o mês de janeiro de 2021 a primeira edição do programa, conforme comunicado publicado pelo o MEC (Ministério da Educação) no último dia 21 no Diário Oficial da União (DOU), o FIES estará com inscrições abertas a partir do dia 26 de janeiro e seguirá até o dia 29 do mesmo mês.

O FIES é um programa do governo federal, criado em meados de 1999, que objetiva ofertar aos estudantes de baixa renda o financiamento estudantil do curso pretendido, a ser realizado em uma instituição de ensino privada reconhecida pelo o MEC. O programa possibilita aos sujeitos a oportunidade de ingressar no ensino superior mediante um sistema de empréstimo, no qual após o término da graduação o estudante terá que quitar ao governo o valor que foi pago durante a sua formação.

Com esse cenário, os estudantes que se submeterão ao Enem 2020 não poderão participar usando suas notas, já que o exame será realizado no mesmo mês e as notas só tem previsão de serem divulgadas em março. Por isso, só poderão concorrer as vagas no primeiro semestre aqueles estudantes que realizaram o exame entre os anos de 2010 e 2019, para concorrer é preciso que se tenha no mínimo 450 de média geral, que conta com as áreas de ciências da natureza, humanas, linguagens, matemática e redação. Com relação a esse último item, é exigido que o candidato para participar da seleção através do FIES não tenha zerado na redação.

Como de costume, os candidatos que reunirem as condições citadas acima e se interessarem em ingressar no ensino superior através do programa, devem realizar suas inscrições por meio do seguinte endereço eletrônico https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login, onde será solicitado a abertura de um cadastro para fornecer as informações pertinentes para participar da seleção.

Além disso, os estudantes podem optar por até três opções de cursos, que dependem da oferta de vagas e do curso pretendido, assim como também da localidade e do turno. O candidato poderá selecionar a ordem de preferência dentre as suas opções, havendo então 3 possibilidades para o candidato concorrer.

Conforme o calendário do FIES, os resultados sairão a partir do dia 2 de fevereiro, reservando do dia 3 ao 5 o período de matrículas. Já com relação a lista de espera, data do dia 3 ao dia 18 de março as convocações.

Valdeilma de Freitas Alves



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....