Fies – Como Funciona, Regras

Categorias: Estudantes - Fies - Universitários

Saiba como funciona o Fundo de Financiamento Estudantil, o que é e quem tem direito.



No universo dos estudantes e universitários muito se ouve falar sobre o Fies. Se você já ouviu falar sobre esse financiamento não sabe ao certo, continue lendo este artigo e saiba esse importante programa do governo federal que têm possibilitado a formação universitária de milhares de brasileiros.

– O que é o Fies?

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, que é um importante programa criado pelo Ministério da Educação, o MEC e que se destina a beneficiar estudantes da rede privada de ensino superior, concedendo-lhes o financiamento dos custos do curso em que se encontram matriculados.

– Como funciona o Fundo de Financiamento Estudantil?

O Financiamento permite que os estudantes que não possuem condições de pagar as mensalidades referentes aos cursos superiores em que estejam matriculados, continuem frequentando a faculdade e somente após a graduação é que eles vão pagar o curso através de um financiamento, sendo submetidos à taxas de juros determinadas pelo governo Federal. Dependendo do curso, os alunos precisam a cada três meses pagar uma taxa também. Além disso, o programa impõe regras a seus inscritos e estas devem ser seguidas para que o contrato não seja cancelado.

– Quais são as regras para o Fies?

Pois bem, as regras a partir do ano que vem (2018) serão modificadas. Até esta semana em que as inscrições para o programa estão abertas, as regras válidas ainda serão as antigas. Veja algumas delas:



– A taxa de juros anula é de 6,5%;

– A cada período de três meses o estudante precisa pagar uma taxa de até R$ 150,00;

– A renda familiar bruta per capita deve ser de até três salários mínimos;

– Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio em qualquer edição a partir do ano de 2010;

– Ter alcançado uma nota mínima de 450 pontos no ENEM, além de não ter zerado a Redação;

– Possuir matrícula em instituição de Nível Superior que atenda as exigências do MEC;

Seguindo as regras, o estudante após a sua formação ainda terá o prazo de 18 meses para começar a pagar as parcelas de seu financiamento sendo que o valor destas parcelas não deve ultrapassar o valor de R$173,00.

Para mais informações acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=faq.

Por Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *