Fies recebe inscrições para vagas remanescentes

Categorias: Fies - Inscrições - Vagas remanescentes

Os estudantes interessados em aproveitar alguma das vagas remanescentes precisam efetuar suas respectivas candidaturas via internet.



Nesta segunda-feira, dia 22/08, foi aberto o período de recebimento das inscrições para os interessados nas vagas remanescentes da segunda edição do Financiamento Estudantil, o Fies. Apesar do fato de que as inscrições já se encontram em aberto é importante lembrar aos candidatos que quiserem participar que o prazo final das mesmas está relacionado ao grupo no qual o mesmo esteja enquadrado.

Como se inscrever:

Os estudantes interessados em aproveitar alguma das vagas remanescentes precisam efetuar suas respectivas candidaturas via internet. Para este fim foi disponibilizado o endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br. É extremamente importante que após a conclusão das inscrições os estudantes façam a validação de seus dados junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento pertencente a instituição de nível superior (onde o mesmo foi selecionado). Por fim, ainda é necessário fazer a formalização do contrato. Essa etapa pode ser realizada em qualquer agência bancária da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil.

Novidades:



Esta edição do Fies conta com uma novidade para os estudantes: A renda bruta mensal foi ampliada. Anteriormente a renda per capita era de 2,5 salários mínimos por pessoa e agora passa a ser de 3 salários mínimos. Isso quer dizer que poderão participar do programa aqueles com a renda de até R$2.640.

Outro detalhe que é interessante de ser destacado é o fato de que os candidatos que ainda não terminaram o ensino superior, mas que conseguiram uma média superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e nota superior a zero (contando as edições que aconteceram a partir de 2010) também poderão se inscrever. O critério da renda também se aplica a essa categoria de candidatos.

Já o Ministério da Educação divulgou que por enquanto ainda não existem contratos que estejam sendo avaliados. E por isso mesmo não é possível informar com exatidão o número de vagas que irão ser colocadas novamente à disposição dos candidatos. Na 2° edição do Financiamento Estudantil deste ano foi ofertado pelo MEC um total de 75 mil vagas.

De acordo com a categoria em que o estudante esteja encaixado ele poderá se inscrever até o final do mês de agosto, setembro ou até dezembro.

De qualquer maneira é bom ficar atento a esses pontos. Todas as informações do calendário poderão ser conferidas no link das inscrições.

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *