Informações sobre Engenharia Civil

Categorias: Cursos - Engenharia Civil - Profissão

Sem sombra de dúvidas Engenharia Civil sempre foi e continua sendo uma das profissões de maior destaque e um dos vestibulares mais concorridos dos últimos tempos. Podendo o profissional atuar em projetar, fiscalizar e supervisionar obras, construção de viadutos, rodovias e afins. Para desempenhar a profissão com maestria, requer que o interessado por essa profissão tenha uma afinidade com cálculos e com os números, pois é a partir de cálculos que se chegará à precisão para que o projeto a ele encarregado seja totalmente funcional sem gerar danos futuros.



Apesar da grande responsabilidade, já que lida com construção, melhoramento e funcionalidade para a vida urbana (como as construções de grandes viadutos para “desafogar” o tráfego) e não somente para um pequeno grupo de pessoas, esse profissional vem investindo em especialização, cursos que envolvem sempre a tecnologia direcionada sempre para sua área de atuação, dessa forma buscando um resultado expressivo e consagrando-se mais em sua profissão.

A duração do curso de Engenharia Civil é de 5 anos, por muito tempo esse foi um curso dominado por homens, contudo o interesse pela profissão foi aumentando e hoje podemos encontrar milhares de garotas com a mesma vontade, capacidade e desenvolvimento para atuar na área ou estudando ou já formadas na área e comandando obras.

No Brasil anualmente sai das faculdades cerca de 40 mil profissionais, e você pode até pensar que seja um número significante, mas saiba que o mercado para ser satisfeito deveria formar quase o dobro, isso tudo devido à carência de Engenheiros Civis.



É perceptível que a profissão de Engenheiro Civil tem o seu encantamento e que o número de engenheiros aumente com o passar dos anos, e isso é imprescindível, pois garante o desenvolvimento e o crescimento de forma benéfica, já que o próprio governo tem programas variados que necessitam demasiadamente desses profissionais. A concentração de maiores oportunidades para esses profissionais está na região sudeste, mais precisamente em São Paulo.

Por Luciana Viturino



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





  1. Quero cursar o curso de engenharia civil. Ainda há chances? me informem por favor, via email.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *