Inscrições do Sisu 2021

Categorias: 2021 - Bolsas de estudo - Sisu

Inscrições podem ser feitas de 6 a 9 de abril de 2021.



O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (11) o edital do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Devido a pandemia causada pelo covid-19, as inscrições foram adiadas e o calendário estudantil das universidades precisou ser adaptado de acordo com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com isso, confira a seguir mais informações sobre o programa Sisu, seu cronograma, outros programas como Prouni e Fies e mais detalhes sobre o Enem 2020.

Sisu 2021

O edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que ocorrerá no ano de 2021 informou que as inscrições foram adiadas para acontecerem no dia 6 de abril até o dia 9 de abril de 2021. Além disso, o edital publicado informou que os resultados do Sisu serão divulgados no dia 13 de abril.

O Sisu é um sistema de ingresso no ensino superior que seleciona alunos que realizaram o Enem no ano anterior à divulgação das vagas. Essas vagas são destinadas a universidades públicas espalhadas por todo território nacional.



Vale lembrar que, por conta da pandemia, o Enem 2020 (que geralmente é realizado no mês de novembro) foi adiado para ocorrer no mês de janeiro de 2021. Além disso, a previsão para a divulgação do resultado do Enem 2020 é para o dia 29 de março de 2021. Devido a esse adiamento da prova do Enem, foi necessário modificar as datas do Sisu, já que o programa só aceita a nota do Enem da edição mais recente. Sendo assim, as notas do Enem 2019 não serviriam para serem utilizadas no Sisu.

Prouni e Fies

O Prouni é um programa para ingressar em universidades privadas, com a opção de bolsa 50% ou 100% (dependendo da renda familiar). Já o Fies é um programa estudantil para financiar as mensalidades do curso superior de universidades particulares. As inscrições desses programas foram abertas em janeiro de 2021 e as notas usadas foram as do Enem 2019, ou seja, da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Prouni encerrou suas inscrições no dia 15 de janeiro e já está com o cronograma da segunda chamada. Para participar da lista de espera do Prouni, será preciso declarar interesse nos dias 1 a 2 de março.

O Fies, por sua vez, teve seu resultado divulgado no dia 3 de fevereiro, sendo que os candidatos selecionados precisarão comprovar as informações prestadas até o dia 18 de março de 2021. Até lá, os outros candidatos ficarão na lista de espera.

Enem 2020

Os candidatos da edição do Enem 2020 enfrentaram diversos desafios no último ano. Isso porque a pandemia obrigou o fechamento das escolas do país, fazendo com que os estudos fossem online. Entretanto, nem todos os alunos tinham os equipamentos (computador, internet ou celular) para assistirem as aulas, além de que nem todos os professores sabiam ministrar as aulas por vias digitais.

Apesar de todos os desafios, o exame da versão impressa foi realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto que a versão digital foi realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O adiamento das provas (que deveriam ocorrer em novembro) foi realizado por meio de ações judiciais devido aos perigos do contágio do covid-19. Com isso, o Enem ocorreu em quase todos os estados do país, com exceção de duas cidades de Rondônia e do estado Amazonas, onde os efeitos do covid-19 estavam mais agravados.

Devido a falta de preparação dos estudantes e o medo do contágio do covid-19, o Enem 2020 teve sua maior abstenção de todas as edições anteriores, sendo que 55,3% dos candidatos que se inscreveram no exame, não compareceram para a realização da prova. Por outro lado, o primeiro dia da prova contou com candidatos sendo barrados de realizar o exame, isso porque as salas já estavam lotadas. Os alunos que tiveram problemas com a logística e aqueles que estavam com covid-19 realizarão a prova nos dias 23 e 24 de janeiro.

Vale lembrar que nesta sexta-feira (12) o Inep divulgará o resultado de quem poderá fazer a reaplicação do Enem impresso. E ainda, essa mesma data é o último dia para os alunos que fizeram o Enem digital pedirem a reaplicação de suas provas (por algum problema que o impediu de realizar o exame). Para realizar o pedido de reaplicação, basta acessar a página do participante para fazer e acompanhar o andamento do pedido.

Texto de: Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *