Lista de Livros do Vestibular UFPR 2020/2021

Confira aqui a lista de livros que será cobrada no Vestibular UFPR 2020/2021.

A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta semana a lista dos livros literários que serão considerados leituras obrigatórias para o vestibular referente ao ano de 2021. O cronograma para o processo seletivo ainda não foi publicado pela instituição de ensino superior.

Assim como algumas outras universidades, a UFPR indica os livros necessários para realizar a prova de Literatura Brasileira presente na primeira fase do vestibular tradicional. Abaixo você encontra a lista das obras cobradas para a prova

  1. O Uraguai (1769), de Basílio da Gama
  2. Últimos Cantos (1851), de Gonçalves Dias
  3. Casa de Pensão (1884), de Aluísio de Azevedo
  4. Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto
  5. Sagarana (1946), de Guimarães Rosa
  6. Morte e Vida Severina (1955), de João Cabral de Melo Neto
  7. Nove Noites (2002), de Bernardo Carvalho
  8. Relato de um certo oriente (1989), de Miltom Hatoum

Os livros devem ser lidos pelos candidatos para responderem as questões pertinentes às obras que cairão na prova de Literatura Brasileira. De acordo com a instituição, as questões exigirão do candidato a capacidade de análise e interpretação dos textos literários e habilidade de reconhecer os aspectos que diferenciam as obras entre si, considerando seus gêneros e movimentos literários a que pertencem.

As provas para ingressar na universidade contarão com 2 fases. A primeira etapa do processo consiste na realização de uma prova com 90 questões objetivas divididas em: literatura (6); língua portuguesa (12); língua estrangeira (8) podendo escolher entre inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês ou polonês; matemática (9); biologia (9); física (9); química (9); geografia (9); história (9); filosofia (5) e sociologia (5). Os classificados na primeira etapa realizarão a prova discursiva com questões de conteúdos gerais e redação, além das questões específicas para cada curso.

Leia também:  Enem 2020 - Inscrições, Cronograma, Data das Provas

Nenhum título feminino na lista

Na relação de livros divulgada, as obras vagueiam entre movimentos como Arcadismo, Modernismo e Naturalismo, por exemplo, mas o que chama mais atenção é o fato de que nenhum título escrito por mulheres tenha sido selecionado para compor a lista de leituras obrigatórias para o vestibular. O Brasil possui grandes nomes femininos de suma importância para o movimento literário brasileiro e é de se questionar uma lista com oito títulos não ter espaço para uma escritora.

A última obra feminina presente na lista ocorreu no vestibular de 2017/2018, o que demostra ser algo recorrente no processo seletivo da UFPR, ao contrário de instituições como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), localizada no mesmo estado.

Referências bibliográficas

Além das obras literárias, a Universidade Federal do Paraná divulgou ainda as referências bibliográficas que foram consideradas para a elaboração das provas de filosofia, sociologia e a prova de habilidades específicas para os candidatos ao curso de música. Não se trata de leituras obrigatórias como as obras literárias citadas, as referências divulgadas tratam de assuntos considerados como base para as disciplinas no Ensino Médio, pois constam nas diretrizes desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação.

Provas de Filosofia e Sociologia

Para a prova de Filosofia, primeira e segunda fases, encontra-se entre a lista a obra “Discursos sobre a primeira década de Títo”, de Maquiavel e livros de Platão e Heráclito.

Enquanto para a prova de Sociologia será cobrado conhecimentos sobre cultura, disponível na obra “Cultura: um conceito antropológico”, de Roque de Barros Laraia, e conhecimentos sociológicos gerais encontrados nos livros de Anthony Giddens e Afrânio Silva.

Prova de música

Para a prova específica de música, a lista traz livros de teoria musical e história da música brasileira. Dentre os autores que aparecem na relação, destacam-se Bennett, Kiefer, Pozzoli, Tinhorão, entre outros.

Leia também:  Mudanças no Vestibular Unicamp 2020

A lista completa de todos os livros divulgados pela UFPR está disponível no site da universidade ou no seguinte link http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=2216.

A instituição ainda irá divulgar todas as datas referentes ao processo seletivo: inscrição, primeira e segunda fases. Basta ficar atento ao site da UFPR para não perder nenhum prazo.

Joseildo Henrique da Conceição

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *