Livros do Vestibular UFRGS 2017/2018

Categorias: Livros - UFRGS - Vestibular

Confira aqui a lista de obras literárias para o vestibular da UFRGS 2017/2018.



Após a finalização do vestibular 2017, começam os preparativos para o vestibular 2018. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou quais leituras são imprescindíveis para a execução do concorrido vestibular de ingresso na instituição. Confira as obras que serão cobradas.

1 – O Continente – Érico Veríssimo

A obra, de 1949, é a primeira da trilogia “O tempo e o Vento”. A obra retrata 150 anos de história do Rio Grande do Sul. O livro, através da formação da família Terra, apresenta personagens vivos, indo e vindo no tempo, confundindo-se diversas vezes com a História.

2 – Gota d’agua – Chico Buarque



A obra de 1975 é uma peça teatral que revitaliza os textos de Eurípedes em cenários brasileiros.

3 – Poemas de Fernando Pessoa

A UFRGS requer uma lista de poemas de Fernando Pessoa a serem lidos, sendo eles: O maestro sacode a batuta (poema de VI de Chuva Oblíqua); Autopsicografia; Viajar! Perder países!; Qualquer Música; Noite (mensagem); Natal… Na província neva; Ela canta, pobre ceifeira; Não sei quantas almas tenho; Mar; Lá fora vai um redemoinho; Padrão; Isto; Liberdade; Pobre velha música; Nevoeiro; Não sei se é sonho, se é realidade; O infante.

4 – Sermões do Padre Antônio Vieira

Os sermões cobrados no vestibular serão: Sermão de Santo Antônio aos peixes, da Sexagésima e pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda.

Também serão cobrados:

5 – Morangos Mofados – Caio Fernando Abreu

6 – A hora da estrela – Clarice Lispector

7 – O cortiço – Aloísio de Azevedo

8 – Dom Casmurro – Machado de Assis

9 – A máquina de fazer espanhóis – Valter Hugo Mãe

10 – Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

11 – Dário da queda – Michel Laub

A UFRGS mantêm sua lista sempre atualizada. Foram removidos da lista do ano passado “A noite das mulheres cantoras”, “Dançar tango em Porto Alegre” e “O amor de Pedro por João”. A instituição manteve a tradição de ter música em sua lista, no entanto, esse ano o álbum será Elis & Tom, no lugar de “Tropicália ou Panis et Circensis”, de Caetano, Gilberto Gil e os mutantes. Se você pretende prestar o vestibular para a UFRGS, mantenha-se sempre atualizado e comece as leituras desde o início do ano.

Isabela Palazzo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *