Nova Data das Provas do Vestibular UFPR 2020 / 2021

Categorias: 2021 - Provas - UFPR - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Organização do vestibular divulga as novas datas de aplicação das avaliações do Vestibular 2020/2021.

A temporada dos vestibulares de verão está chegando, em datas diferentes do itinerário original, por conta dos problemas da pandemia.



Portanto, a direção da Universidade Federal Estado do Paraná, a UFPR, fez divulgar desde o dia 24 deste mês de fevereiro datas atualizadas de realização do processo seletivo, de aplicação dos cadernos de provas deste Vestibular de 2020 e 2021.

Como foi explicado no início, essas mudanças foram necessárias devido à crise pandêmica que ainda não permite a normalização total das atividades sociais e econômicas no Brasil. Por essa razão, as provas agendadas para realização no dia 28 deste mês de fevereiro, precisaram ser adiadas. Diante desse impasse, a direção da UFPR estudou sua agenda e atualizou todo o calendário para a consecução do próximo vestibular. Abaixo segue a relação das novas datas dos exames:

1 – A primeira etapa, divulgação dos locais de exame será anunciada no dia 24 do mês de março;



2 – As provas da primeira etapa, aplicação no dia 28 do mês de março;

3 – Todos os estudantes que foram classificados para a segunda etapa: divulgação dos resultados no dia 13 do mês de abril;

4 – Divulgação dos locais de aplicação dos exames (segunda etapa), no dia 21 do mês de abril;

5 – Os cadernos de provas da segunda etapa serão ministrados entre os dias 25 e 26 do mês de abril;

6 – As notas definitivas serão anunciadas a partir do dia quatro do mês de junho, 2021.

Os estudantes poderão conferir mais detalhes pelo link do cronograma completo deste vestibular, entre outros detalhes, como a emissão de comprovante do ensalamento, que será disponibilizado via internet, conforme o link: www.nc.ufpr.br.

Sobre o Vestibular de 2020 e 2021, seguem mais informações:

Neste processo seletivo estão sendo disponibilizadas 5.495 vagas para a UFPR, as quais serão distribuídas entre os alunos que ingressarão entre o primeiro e o segundo semestres deste ano de 2021. Deste total de cadeiras, a metade já está previamente reservada para os alunos de instituições de ensino públicas, conforme determina a Lei das Cotas.

Este mesmo Vestibular da UFPR será realizado em duas fases de testes. A etapa I consistirá na resolução do caderno contendo questões versando sobre Conhecimentos Gerais, com 90 itens. Na etapa II os estudantes selecionados deverão preencher a prova na área de compreensão e de produção dos textos, contendo o bloco três questões distintas para desenvolvimento discursivo, versando em temas familiares aos cursos e áreas específicas, conforme a escolha de curso por parte do vestibulando.

História da universidade:

A instituição Universidade Federal do Estado do Paraná, a UFPR, constitui a primeira instituição de ensino superior fundada no território brasileiro. Em seus primeiro anos, seu título era apenas Universidade do Paraná. Com o passar das décadas, seu prestígio só cresceu, dada a alta qualidade de ensino nela praticada.

Na atualidade a mesma universidade possui unidades distribuídas em outros municípios do Estado no Paraná, como também, vários outros campi em Curitiba. Hoje a universidade abre um rol bem maior de graduações, abrangendo sequências: mestrado; em doutorado; em especialização lato sensu, como também as residências médicas, variados cursos técnicos faculdades em modalidade EAD.

A partir do ano de 2004, a direção da universidade adotou o chamado sistema das cotas dentro de diretriz própria, podendo reservar até 20% em vagas para acadêmicos originados de colégios públicos; de 20% em cadeiras destinadas aos estudantes afrodescendentes entre as escalas de negros e pardos. A partir do ano de 2013 a universidade adotou, definitivamente, sistema de cotas determinado via governo federal, no caso de 50%.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *