Novas Regras do Sisu 2017

Categorias: 2017 - MEC - Sisu

MEC altera regras do Sisu para flexibilizar exigências das instituições de ensino.

A partir do primeiro semestre de 2017, serão postas em prática novas regras do MEC para a seleção dos estudantes pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) para as universidades. A pedido das próprias universidades, no dia 5 de janeiro, quinta-feira, foram adotadas medidas que flexibilizam os requisitos para a entrada dos calouros nas instituições que utilizam o ENEM como forma de ingresso no ensino superior.



No site do Sisu, os vestibulandos concorrem a vagas em universidades estaduais e federais, utilizando sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), podendo disputa-las na ampla concorrência ou através do sistema de cotas para alunos de escola pública e para os estudantes pretos, pardos e indígenas.

Nos últimos anos, a seleção para as vagas tinha como critério, definido por cada universidade, um peso e nota mínima para cada uma das provas do Enem, de acordo com o curso almejado pelo participante. A mudança será relativa ao cálculo das notas mínimas necessárias para aprovação. As instituições poderão não só continuar seguindo esse critério de peso e nota específica para cada prova, como podem também optar por decidir uma média nas provas para aprovar os estudantes. Há também a opção de a universidade combinar ambas estratégias para a aprovação dos vestibulandos.

Dessa forma, um estudante que não conseguiu obter a nota mínima exigida em uma das provas do Enem, se teve uma boa nota nas demais provas, terá a chance de atingir uma média total mínima que possibilite com que ele seja aprovado na universidade ou fique nas listas de chamada.



De acordo com as informações do MEC, a nota do Enem será divulgada no dia 19 de janeiro. Os estudantes que prestaram o Enem 2016 poderão utilizar suas notas para se inscreverem no Sisu e concorrer a vagas em universidades estaduais e federais. É importante lembrar que há listas de chamada e mesmo que um estudante não seja chamado na primeira lista, dependendo do curso e instituição há a possibilidade de ser aprovado nas próximas listas.

Fique atento ao site do MEC para tirar dúvidas, procurar informações e não perder os prazos de inscrição no Sisu.

Isabela Palazzo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *