Novo FIES 2018 – Nova Modalidade com Juros Zero

Categorias: Fies - Financiamento Estudantil

Financiamento estudantil terá três modalidades. Para 2018 deverão ser ofertados mais de 300 mil financiamentos.

Atenção estudantes que estão inscritos ou que pretendem se inscrever no Fies, que é o Fundo de Investimento Estudantil. O Ministério da Educação acaba de anunciar novidades do programa do Governo Federal.



O anúncio foi realizado nesta última quinta-feira, dia 06 do mês de julho, quando Mendonça Filho, ministro da Educação, fez um pronunciamento em que apresenta um novo Fies. De acordo com o Ministro, o financiamento estudantil contará com três modalidades. Além disso, para o ano de 2018 serão realizados mais 300 mil contratos, oportunizando mais estudantes a se ingressarem nas Universidades de todo o país.

Falando de 2017, o Ministro afirmou que ainda devem ser disponibilizadas neste segundo semestre mais 75 mil vagas no Fies. O que somam 225mil contratos neste ano.

Mendonça Filho também anunciou que em 2018 já estão garantidas 100 mil vagas, exclusivas para estudantes com renda menor que três salários mínimos atuais, em que não haverá a cobrança de juros. Ou seja, com juro zero.



De acordo com o novo Fies, a modalidade 1 irá disponibilizar o total de 100 mil vagas ao ano, com juro zero e que o estudante poderá pagar como máximo, 10% da sua renda familiar mensal.

Poderão entrar para esta modalidade aqueles alunos que obtiverem nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e que não tenham zerado a redação do Enem.

Já as Universidades que aderirem ao programa ficarão responsáveis pelo pagamento das taxas bancárias referentes ao empréstimo. Dessa forma, a previsão é que sejam economizados cerca de 300 milhões para a União.

Nesse sentido, com o que for economizado o governo pretende criar um fundo de garantia para as universidades que fazem parte do programa, para que os riscos das operações sejam mitigados.

Já a modalidade 2 se refere aos fundos constitucionais regionais de recursos, que no ano de 2018 vão contar com o total de 150 mil vagas para o Nordeste, Norte e Centro-oeste, com juros de 3% por ano, além da correção monetária.

Por sua vez, a modalidade 3 é que o Fies poderá contar com os recursos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em que serão disponibilizadas 60 mil vagas voltadas para alunos com renda per capita de no máximo cinco salários mínimos.

Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *