O que fazer na última semana antes do Enem?

Categorias: Dicas - Enem - Provas

Alguns cuidados e planejamento são muito importantes para a última semana que antecede as provas do Enem.

Com o Enem chegando, muitos estudantes podem ficar ansiosos e pensando o que fazer na última semana de estudos. Mas o momento não é para desespero.



Se você teve uma boa grade de estudos, respeitando os horários e separando os temas corretamente, chegou a hora de fixar alguns conhecimentos que por acaso não tenham sido absorvidos de forma efetiva.

Já que resta somente uma semana, dê atenção às disciplinas que possui maior dificuldade. Valem aulas extras, os famosos “aulões”, que são oferecidos por alguns cursos preparatórios. Os eventos costumam ser feitos em grandes auditórios ou mesmo teatros e casas de show. Os eventos são ideais para estar em contato com as disciplinas, em outro ambiente, o que pode gerar uma maior descontração, além do benefício da maior interação com outros estudantes, que podem proporcionar trocas importantes.

É hora de se preparar para o tempo de prova. Fazer simulados com o tempo exato da prova pode ajudar a ter controle na hora da prova real. Seu cérebro estará muito mais preparado se for treinado com antecedência. Alguns sites de estudos oferecem provas com conteúdos semelhantes ao do exame. Se não conseguir, vale resolver provas anteriores, só para ter uma noção do tempo gasto em cada questão.



Já sabe onde vai fazer a prova? Uma boa opção para essa última semana é visitar o local de prova e traçar os meios de transporte que te levarão até lá. Veja o tempo gasto com transporte público, as opções de horário (lembre-se que aos finais de semana os horários costumam ser irregulares), e se for de carro, verifique a possibilidade de estacionamento. Não deixe para descobrir isso na última hora.

O sono também é importante para essa reta final. Procure dormir cedo e comer alimentos leves, que não possam interferir em seu metabolismo. Dessa forma, você não terá problemas como cansaço ou esgotamento físico no dia da prova.

Para a véspera da prova, muitos cursos oferecem aulões, mas o indicado é evitar o cansaço. Prefira revisar algo em casa, dar uma última lida em algum capítulo importante e ver algum material que possa ter esquecido. Mas evite grande número de horas estudando, para evitar o nervosismo.  Antes de qualquer coisa, o Enem é um exame que mede sua capacidade de controle mental. Portanto, na véspera, evite situações desgastantes. Durma cedo e, no dia do exame, procure chegar com boa antecedência, para se acalmar e se ambientar ao local.

Ao agir com calma e com bastante planejamento, a reta final será muito mais tranquila e a prova será feita com muito mais tranquilidade.

Por Rodrigo Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *