Oftalmologia – Informações sobre a profissão

Categorias: Estudantes - Medicina - Profissão



A Oftalmologia está bem presente na vida de todas as pessoas que se preocupam com a sua saúde, e é uma das áreas da saúde mais presente no cotidiano das pessoas. Quem nunca se consultou com um médico oftalmológico?

O Profissional de Oftalmologia é o médico que trata de todas as informações do sistema visual e atua no diagnóstico e tratamento de doenças e todos os tipos de erros de retração ocular. 

Se você tem algum interesse em ingressar na área é importante ressaltar algumas características necessárias que o profissional Médico Oftalmológico precisa ter: é importante ter simpatia com a medicina, aliado a capacidades de observação, organização, responsabilidade, proatividade, sensibilidade, paciência e autocontrole.

Para se tornar um Médico Oftalmológico é obrigatório obter um diploma de curso superior em Medicina que tem a duração de aproximadamente seis anos, e logo depois de se graduar na área é preciso que se faça uma especialização na área de Oftalmologia. O profissional de medicina tem que estar em constante aprendizado mesmo depois de formado, e se atualizar constantemente através de cursos, assim ele estará sempre ciente de novas técnicas e métodos de tratamentos.



Mas às vezes você pode estar se perguntando, o que um Médico Oftalmológico realmente faz no seu dia a dia? Bom, o médico realiza consultas que muitas vezes envolve perguntar sobre histórico familiar de doenças no olho, acompanha desenvolvimentos de tratamentos, realiza exames oftalmológicos para a indicação do uso de óculos ou lentes, prescreve tratamentos e mais uma infinidade de ações do dia a dia.

O mercado de trabalho sempre está aberto para a área, tanto a rede pública quanto a particular demandam muito desses profissionais, a dica principal para permanecer no mercado é estar em constante atualização, pois a medicina não para.

Dentro da área oftalmológica há ainda várias áreas para especializações, como plásticas oculares, doenças orbitárias, estrabismo, glaucoma, catarata, retina, cirurgia refrativa, oftalmoacupuntura. É indicado que se pesquise bem antes de se decidir em qual carreira ingressar, mas inegavelmente a área oftalmológica é uma boa. 

Por Paulo Victor Bragança



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *