Pedagogia – Informações sobre o Curso

Categorias: Cursos - Cursos superiores - Pedagogia

Saiba aqui as principais verdades e metiras sobre o curso de Pedagogia.



Se você deseja fazer um curso de Pedagogia, mas ainda está com algumas dúvidas, continue lendo este artigo e saiba um pouco mais sobre a graduação em Pedagogia, que a cada tem aumentado consideravelmente à procura em universidades de todo o país.

Para que serve a graduação em Pedagogia?

Essa graduação veio para substituir os antigos magistério e normal superior, que eram para tornar o aluno apto para atuar como professor na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Contudo, enquanto os outros cursos paravam por aí, o de Pedagogia permite a atuação profissional em outros departamentos, como na Educação À Distância, como tutor, na Educação de Jovens e Adultos, além de na pesquisa e desenvolvimento de matérias didáticos voltados para a educação.

Além disso, o profissional formado em Pedagogia também pode assumir cargos de gestão como o de diretor, orientador educacional e coordenador de escolas.

O que é preciso para se graduar em Pedagogia. É preciso gostar de crianças?

Não necessariamente, pois um complementa o outro. Mas o princípio real da pedagogia é entender o universo infantil, descobrindo formas de tornar o ensino e a aprendizagem um processo dinâmico e eficiente na vida da criança, compreendendo e respeitando as fases de desenvolvimento humano. Para o profissional que atua na sala de aula é importante sim que ele tenha habilidades que agradem os seus alunos, pois isso faz com que as aulas sejam mais produtivas.



Há muitas vagas para o profissional de pedagogia?

Sim. Considerando o número de instituições de ensino no país, sejam elas da rede pública ou privada, existem muitas oportunidades principalmente para o cargo de professor.

E o salário de um Pedagogo é bom?

Isso vai depender do cargo que ele ocupe. Como é sempre falado, o professor tem um salário muito menor que seu verdadeiro valor. Infelizmente essa profissão é culturalmente desvalorizada no país.

Compensa ser um Pedagogo?

Sim. Se você se interessa pelo desenvolvimento infantil e tudo o que ele envolve e gostaria de se ingressar nessa área, com certeza é uma boa opção. No Brasil, seus governantes e a sociedade como um todo ainda não conseguem dar ao Pedagogo o valor que se deve, porém, o seu trabalho é extremamente importante não só para o ambiente escolar, mas para toda a sociedade.

Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *