Prazo para Renovação do FIES 2017 é Prorrogado

Categorias: Fies - Financiamento Estudantil - MEC

MEC anuncia prorrogação do prazo para renovação do FIES 2017.



O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até dia 31 de maio. Portanto, os estudantes terão mais um mês para renovar o benefício para o primeiro semestre deste ano. A decisão foi publicada no último dia (28), em portaria do Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o Ministério, a expectativa é que 1,3 milhão de contratos serão renovados. A renovação é realizada pelo site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

O aditamento começou em 16 de janeiro de 2017 e segue até final de maio.

Pré-requisitos

Estudante de curso superior matriculado em instituições privadas, com renda familiar per capita de até 2,5 salários mínimos. É exigido ainda participação no Enem a partir da edição de 2010, sendo que é preciso ter obtido nota superior a 450 pontos e não ter zerado a Redação, além se enquadrar em outras normas do Fies.



Como cadastrar

O estudante deve acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção), informar dados pessoais e cadastrar um email e senha para acesso ao site. Além de informar também o curso e a instituição de ensino. E seguida, mais três etapas: inscrição no SisFies, Validação das Informações e Contratação do Financiamento. Mais detalhes no portal do MEC, no menu "Como se inscrever".

Novas Regras do Fies

Desde o segundo semestre de 2015, as regras do Fies mudaram. Somente podem participar do Fies candidatos que não tenha formação superior. Além disso é preciso ter realizado a prova do Enem a partir de 2010 e ter obtido no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação. A taxa de juros sofreu reajuste e passou a 6,5% ao ano, para todos os cursos de graduação.

Prioridades

O governo decidiu dar prioridade na inscrição do Fies a algumas áreas, são elas: Engenharia, Licenciaturas/Pedagogia/ Normal Superior (Formação de professores) e área da saúde.

E ainda, estudantes de três regiões do Brasil terão prioridade para se inscreverem no Fies, dos estados: Norte, Nordeste e Centro Oeste (exceto Distrito Federal).

No portal do MEC os interessados têm acesso a informações completas do Fies, como por exemplo, o passo a passo para inscrição, perguntas frequentes, simulação de financiamento, tipos de fiador, abatimento, renegociação e outros.

Daniella Dutra



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....