Profissão de engenheiro está em alta no mercado mundial

Categorias: Dicas - Emprego - Engenharia - Profissão



Estamos presenciando um momento favorável acerca de admissões de engenheiros para os empregos. Essa profissão está em alta e um relatório feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas aplicada (IPEA) confirma essa informação.

Tal documento afirma que o Brasil precisará até o ano de 2020 de 600 mil a 1,15 milhões de profissionais para atender as demandas das indústrias. Essa situação é a nível mundial.

A escassez desses profissionais se explica pelo fato de ocuparem outras posições no mercado de trabalho diferente de sua área. Isso ocorre por causa da acentuada competência de liderança que os profissionais de engenharia adquirem e aplicam com mais facilidade em qualquer segmento empregatício. Pois, profissionais com características de liderança, o mercado tende a absolver com maior rapidez.

Além disso, é uma carreira que contém oportunidades em outros países e, por isso, alguns estudantes procuram cursos no exterior, com expectativas de proposta de emprego em outros locais e/ou multinacionais.



A profissão exige que o candidato seja competente em aplicar tecnologias, porém, que trabalhe em equipe, item importante e cobrado pelas empresas.

O trabalho em equipe influencia na qualidade da execução das tarefas e impõe mais disciplina aos colaboradores. Além de boa relação interpessoal, que é necessário para realizar tarefas em equipe. Portanto, desenvolver a comunicação também é importante para os profissionais da engenharia.

A empregabilidade destes profissionais deve aumentar nos próximos dez anos para atender as necessidades humanas nas áreas da indústria, serviço, saúde, infra-estrutura, meio ambiente, energias e muitas outras.

Cabe às universidades e órgãos de ensino competentes na formação desses profissionais se especializarem e focarem em ministrar o melhor conteúdo e técnicas para os estudantes dessa profissão fascinante.

Por Railson Tomás de Araújo Lopes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *