Prouni 2017 – Inscrição para Bolsas Remanescentes

Categorias: Bolsas de estudo - Inscrições - ProUni

Inscrições começam no dia 27 de março de 2017.



Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não conseguiu aprovação na sonhada universidade, saiba que ainda há uma chance de você fazer um curso superior. O Programa Universidade para Todos (PROUNI), criado em 2004, é uma ótima oportunidade, pois oferece bolsas integrais e parciais de até 50% nas faculdades. Os interessados devem ter concluído o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares, mas nessa condição, com bolsa integral.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou as datas para os alunos realizarem as inscrições para bolsas remanescentes no PROUNI. O prazo para estudantes novatos tem início em 27 de março (segunda-feira) e se estende até 5 de abril (quarta-feira). Aqueles que já possuem vínculo com a instituição de ensino superior podem se inscrever até o dia 5 de maio (sexta-feira). A oferta das vagas é para o primeiro semestre de 2017.

O principal requisito para participar é ter obtido nota igual ou superior a 450 no ENEM. São válidas as edições a partir de 2010. Além disso, é necessário que o candidato não tenha obtido nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, a renda familiar mensal e per capita deve ser no valor máximo de um salário mínimo e meio. Já para a bolsa parcial, deve ser de até três salários mínimos por mês e por pessoa da família. Podem participar, inclusive, professores da rede pública de ensino básico que sejam do quadro permanente, independente da renda. Nesse caso, as chances são ofertadas para bolsas nos cursos de literatura.

As vagas para os estudantes realizarem cursos de graduação e sequenciais de formação específica são em faculdades conveniadas com o MEC. Essas instituições podem ser com ou sem fins lucrativos.



Após a inscrição, o candidato precisa ter atenção, pois sua bolsa não está garantida. Para que haja a confirmação da concessão, o aluno deve comprovar que atende aos requisitos exigidos. Assim, ele deve se dirigir à faculdade presencialmente, em até dois dias úteis, e apresentar os documentos que atestam o atendimento às exigências legais estabelecidas pelo MEC.

Segundo o Ministério, os cursos mais demandados são Direito, Administração e Pedagogia.

Aproveite essa oportunidade. Informe o seu número de inscrição e a senha do ENEM no site do programa para concorrer a uma bolsa.

Melisse V.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *