Prouni 2021 – Consulta de Vagas e Inscrição

Categorias: 2021 - Bolsas de estudo - ProUni

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2021.



O MEC já disponibilizou, através do site oficial do programa http://prouniportal.mec.gov.br, a relação de todos os cursos e instituições que se encontram disponíveis no ProUni 2021, para que os candidatos possam fazer a consulta. Basta, para isso, apenas entrar no site e clicar em "pesquisar bolsas". Há bolsas em diversas cidades e o candidato pode procurar o curso desejado e o município onde existe a oferta de bolsa para este. Para aqueles que queiram fazer Medicina, um curso com mensalidades sempre bastante altas, há 133 municípios com oferta de bolsas. Muitas dessas mensalidades estão acima de R$ 10.000.

Inscrições para o ProUni

É importante que o candidato fique atento para não perder o prazo: as inscrições para o ProUni 2021 terão início no dia 12 de janeiro, terça-feira, e se encerrarão no dia 15 de janeiro de 2021.

O Programa Universidade para todos, o ProUni, oferece bolsas que podem ser integrais ou de 50% para aqueles que não tem como arcar com as mensalidades de instituições particulares de Ensino Superior. Para a seleção dos candidatos, são sempre utilizadas as notas do mais recente Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do qual o candidato tenha participado.

Mudança causada pela pandemia

A próxima seleção para o ProUni de 2021 acontecerá tendo como base as notas obtidas pelos estudantes na edição do Enem de 2019. Por causa da pandemia do Covid-19, que fez com que o exame fosse adiado para o mês de janeiro deste ano, o Ministério da Educação determinou que as notas da edição anterior fossem usadas para selecionar os candidatos. A medida tem como objetivo evitar que as datas para a próxima seleção do ProUni tivessem que ser remarcadas.



Para concorrer, o estudante precisa ter obtido 450 pontos de média e não pode ter zerado na prova de redação na edição do Enem de 2019. As notas do Enem de 2020, que será realizado no mês de janeiro, só devem ser conhecidas no mês de março, e podem ser consideradas para a próxima seleção, que deve acontecer ainda em 2021.

Quem pode se candidatar às bolsas do ProUni

As condições necessárias para poder concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade para todos são:

  • Ter realizado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter estudado na condição de bolsista em colégio da rede particular – neste caso, só pode participar se a bolsa era integral e se foi durante todo o período do Ensino Médio;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da educação básica de escola pública;
  • Não possuir graduação ainda (apenas os professores podem ter o diploma Superior).

Critérios usados para cada bolsa

Podem ser selecionados para a bolsa integral aqueles que comprovem a renda familiar por pessoa, de no máximo 1,5 do salário mínimo. Já para os que a renda familiar por pessoa esteja entre 1,5 e 3 mínimos, poderão conseguir a bolsa de 50%.

Os candidatos que não conseguirem a bolsa nas primeiras chamadas, não precisam desanimar: precisam apenas deixar registrada a vontade de participar da próxima chamada, a de espera, nos dias 18 e 19 do mês de fevereiro.

ProUni 2021 – datas dos resultados de todas as chamadas:

  • 19/01 – A primeira chamada do ProUni 2021 terá seu resultado divulgado no dia 19 de janeiro. A comprovação das informações acontecerá de 19 a 27 de janeiro.
  • 01/02 – Os selecionados na segunda chamada, terão seus nomes divulgados no dia 01 de fevereiro. Será feita a comprovação das informações na data de 01 a 09 de fevereiro.
  • 22/02 – Para aqueles que ficaram na lista de espera, o resultado será conhecido no dia 22 de fevereiro. Entre os dias 22 a 25 de fevereiro será realizada a comprovação das informações para aqueles que ficaram na lista de espera.

Redatora Henri



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *