Psicologia Positiva e Motivação – Como funciona

Categorias: Estudantes - Estudos - Psicologia

Entenda como a psicologia positiva pode ser o diferencial para alcançar o sucesso e a conquistar seus objetivos.



Apesar de tudo, o que move o ser humano é a esperança. A motivação faz parte da vida, se você não acreditar num amanhã melhor, qual seria o motivo para se levantar todas as manhãs?

Precisamos acreditar na nossa capacidade, reagir positivamente apesar das adversidades, ter resiliência e lutar mais uma vez, apesar das dificuldades do caminho, acreditar que vai dar certo, que você vai conseguir realizar os seus sonhos, vencer as suas metas, apesar dos obstáculos que estão aí justamente para serem superados.

A psicologia positiva veio dar crédito cientificamente a motivação humana. Como foi comentado pelo autor Shaw Achor em seu livro: ¨O jeito Harvard de ser feliz¨. No qual nos conta os princípios práticos que foram testados e comprovados em experimentos científicos nos campos da psicologia positiva e da neurociência. Chegando à conclusão que as pessoas mais positivas são mais felizes e tendem a ter mais sucesso na vida por acreditarem na sua capacidade de realização e superação. Não precisamos de sucesso para ser felizes, mas precisamos ser felizes para alcançar o sucesso. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado, resiliente e produtivo. A teoria da felicidade comprova que as pequenas conquistas nos levam a realizações de grandes projetos e todas as pequenas vitórias devem ser comemoradas porque a felicidade está no caminho, nas etapas vencidas. A felicidade nos impulsiona ao sucesso e não o contrário.

A psicologia positiva enfatiza a resiliência e as atitudes positivas. As pessoas mais bem-sucedidas aprendem com os erros e encontram soluções nas sucessões de fracassos, uma atitude mental positiva ajuda o ser humano a enfrentar as adversidades e encontrar oportunidades que se escondem atrás dos obstáculos, mas é necessário fazer um planejamento e encontrar o melhor caminho para a ação, através do esforço contínuo e da dedicação podemos encontrar meios de realizar e alcançar os nossos objetivos.



Precisamos treinar o nosso cérebro para identificar padrões e possibilidades, como no jogo de Tetris, e desta forma perceber e aproveitar melhor as oportunidades do caminho. E também a canalizar pequenos esforços para conseguir alcançar uma meta que pode ser menor no começo e vai aumentando gradativamente até conseguir realizar metas cada vez maiores, desenvolvendo uma alavancagem necessária, aos poucos para conseguir atingir o objetivo final. Tendo principalmente uma rede social de apoio, como a família, os amigos, as pessoas mais próximas que nos dão apoio para que o nosso sonho se torne realidade.

Mas o que limita o ser humano a não realizar os seus sonhos, a principal razão é desistir no meio do caminho, em grande parte das vezes por causa da sua atitude mental, a sua mente é o seu maior inimigo e sabota a sua capacidade de realização, por não acreditar que é capaz, que não é merecedor, e começa a se comparar com outras pessoas, se achar inferior e acaba desistindo nos primeiros obstáculos, nas primeiras dificuldades, por não acreditar em si mesmo, por não acreditar que é merecedor da vitória, não é perseverante, desiste nos primeiros fracassos, mas é preciso tentar outra vez, os fracassos fazem parte da vida e temos que ver oportunidades nas adversidades encontradas.

A motivação vai além de apenas atitude mental positiva, é um estado de espírito, é ter gratidão por tudo o que passou no caminho porque o fortaleceu e deu muito mais significado a vitória conquistada. É acreditar no amanhã, é ter resiliência em aceitar tudo o que nos acontece e não se fazer de vítima dos problemas, é acreditar que tudo acontece por um motivo, nada é por acaso, é acreditar que vai passar, vamos superar, vamos vencer!

Por Cristiane Souza Gomes



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....