Ranking das melhores universidades da América Latina

Categorias: América Latina - Ranking - Universidades

USP lidera a lista das melhores universidades da América Latina, seguida da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

A USP (Universidade de São Paulo) voltou a figurar na liderança do ranking de melhores universidades da América Latina. O ranking, elaborado pela Quacquarelli Symonds, é uma das principais referências internacionais em avaliar instituições de ensino superior.



Em 2014, a USP havia perdido a liderança para a chilena Pontifícia Universidade Católica, que no ranking atual aparece na terceira posição.   

O ranking, que foi divulgado no dia 9 de junho, avaliou 300 instituições que foram enquadradas em sete critérios como quantidade de professores com doutorado, citações científicas e reputação acadêmica e de mercado.

Outra universidade brasileira bem colocada, também localizada no estado de São Paulo, é a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que figura na segunda posição do ranking. No ano passado, a instituição de Campinas apareceu em terceiro lugar.   



Há outras universidades brasileiras bem posicionadas no ranking da Quacquarelli Symonds, como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em quinto, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), em oitavo, e a Universidade de Brasília, em décimo.

Cerca de 18 instituições de ensino brasileiras estão entre as 100 melhores, em sua maioria federais. Na lista, o segundo país com maior número de universidades representantes é a Argentina, com 15. O Chile é representado por 14 instituições.  Marco Antonio Zago, reitor da USP, afirmou, em nota, que apesar das oscilações anuais que são comuns, "há uma tendência geral a progresso", confirmado por diferentes rankings. Zago ainda ressaltou que a maioria das instituições de ensino que lidera esses ranking tem tamanho muito inferior a da Universidade de São Paulo, que conta com mais de 90 mil alunos. Desde o início da publicação da lista, a universidade paulista só não esteve na primeira posição em 2014.   

Confira abaixo as 10 melhores universidades colocadas: 

1. Universidade de São Paulo (USP); 

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); 

3. Pontifícia Universidad Católica de Chile; 

4. Universidad de Chile; 

5. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 

6. Universidad Nacional Autónoma de México (Unam); 

7. Universidad de Los Andes Colombia; 

8. Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho" (Unesp); 

9. Tecnológico de Monterrey; 

10. Universidade de Brasília (UNB).

Por William Nascimento



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *