Resultado FIES 2017 – Lista de Aprovados para 2º Semestre

Categorias: Aprovados - Bolsas de estudo - Fies - MEC

Confira aqui a lista de aprovados no FIES 2017 para o 2º semestre.



Para os estudantes que se encontram na expectativa do resultado de mais uma edição do Programa de Financiamento Estudantil, o popular Fies, o resultado já foi divulgado. A lista com os nomes dos pré-selecionados está disponível desde a última segunda-feira, dia 31 do mês de julho e os inscritos cujos nomes estiverem constando nessa lista devem fazer a conclusão da inscrição no prazo que vai do dia 1º do mês de agosto até o dia 8 do mês de setembro, através do endereço http://sisfies.mec.gov.br/.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), nesta edição do segundo semestre do ano de 2017 do Fies, foram disponibilizados o total de 75 mil contratos para a promoção do financiamento de cursos superiores a serem realizados em instituições de ensino superior privadas.

No total, para o ano de 2017, o Programa de Financiamento Estudantil disponibilizou 225 mil vagas. Sendo que na primeira edição o número de contratos era de 150 mil. Contudo, esse total não chegou a ser preenchido, contabilizando 34 mil oportunidades que não foram preenchidas nesta primeira edição.

Para quem não conhece o Programa de Financiamento Estudantil, veja algumas características importantes:



– O Fies é um programa criado pelo Governo Federal que possibilita a estudantes de renda familiar baixa, realizarem cursos de graduação em universidades do setor privado, de modo que estes estudantes possam pagar o valor do curso após a sua graduação e ainda pagam de forma parcelada, onde as parceladas contam com juros de 6,5% ao ano. Sendo que após a sua graduação, ainda existe um período de 18 meses para que o financiamento comece a ser pago pelo inscrito no programa. O Governo Federal, por meio deste programa, realiza financiamentos de 50% a 100% das mensalidades.

– Podem se inscrever no programa pessoas que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, o popular Enem, em uma das edições a partir do ano de 2010 e que tenham obtido no exame uma nota igual ou superior a 450 pontos, além de não terem zerado a Redação.

– Outro requisito é a renda familiar per capita do candidato, que não pode ultrapassar o total de três salários mínimos para cada membro da família.

– Dependendo do curso realizado o estudante precisa pagar a cada três meses uma taxa de R$ 150,00.

– É importante para a manutenção do contrato que o inscrito siga as regras, que podem ser conferidas no edital (disponível no site citado acima).

Para quem está em dúvidas sobre como foi realizada a classificação dos inscritos do Fies 2017/2, o MEC esclarece que foi considerada a média aritmética das notas obtidas no Enem, de acordo também com o curso pretendido.

Já para a lista de espera, segundo informações no edital, ela está prevista para ser feita a partir do dia 1º do mês de agosto, terminando no dia 3 do mês de setembro .É importante que o inscrito esteja atualizado junto ao site do programa para saber dessas e outras informações importantes.

Desse modo, se encerram o processo de inscrição e seleção para novos contratos neste ano de 2017. Já para o ano de 2018, o MEC, há pouco mais de um mês, anunciou algumas modificações no programa que passam a valer a partir do ano de 2018. Contudo, quem se inscreveu e foi selecionado neste ano de 2017, poderá realizar seu curso de acordo com o regulamento antigo.

Dentre as mudanças previstas para o Fies de 2018 estão incluídas uma modalidade de financiamento com juros zero e a disponibilidade de 300 mil contratos novos.

O Programa e Financiamento Estudantil é sem dúvidas muito importante para estudantes de todo o Brasil, pois possibilita aos jovens de baixa renda a realização de um curso universitário que com toda certeza muda a vida desses jovens e contribui para um país melhor.

Sirlene Montes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....