Sisu 2020 – Inscrição, Vagas e Cronograma

Sistema de Seleção Unificada passará a oferecer também vagas em cursos a distância.

A partir do segundo semestre de 2020, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) irá oferecer vagas em cursos de ensino a distância, os populares EaD. A novidade foi divulgada ao público através de uma portaria que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de maio de 2020. Para aqueles que não sabem, o Sisu nada mais é do que um sistema que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior através das notas do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio, também conhecido como Enem.

Segundo a portaria que foi publicada, é necessário que as instituições de ensino superior que forem ofertar estas vagas disponibilizem um meio digital para que os estudantes possam entregar a documentação necessária para matrícula. Não bastasse isso, as instituições também deverão publicar na internet a lista de espera por cursos, turnos e modalidade de concorrência.

Se você está se perguntando sobre o cronograma do Sisu 2020, aqui vão as principais informações.

As universidades de ensino superior públicas e gratuitas que quiserem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem aderir ao Programa entre os dias 25 e 29 de maio de 2020. Já o prazo de retificação do termo de adesão vai do dia 1º ao dia 5 de junho de 2020.

Os estudantes que quiserem participar do Sisu poderão realizar as inscrições entre os dias 16 e 19 de junho de 2020. Durante este período, os estudantes poderão consultar os cursos e o número de vagas que será disponibilizado por cada instituição participante.

É importante lembrar a todos que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o único programa do governo federal que oferece acesso de brasileiros a cursos de graduação e universidades públicas no país.

Leia também:  Ensalamento Vestibular UFPR 2019/2020 - Locais de Prova da 1ª Fase

O Sisu abre novas vagas a cada semestre e para participar do processo seletivo é preciso que o candidato tenha realizado o exame do Enem no ano anterior e não ter zerado na redação. O bom desempenho nas provas objetivas do ENEM também é requisito importante se você quiser ser contemplado.

Os interessados em conferir mais detalhes sobre o Sistema de Seleção Unificada pode acessar o site https://sisu.mec.gov.br/#/ .

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *