Sisu 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Sisu

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de agosto de 2021.



Nesta próxima terça-feira (3) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas. O programa tem como objetivo beneficiar os estudantes brasileiros que fizerem parte da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pretendem adentrar a uma faculdade pública. As pessoas que se encaixarem nestes critérios poderão a partir desta terça-feira participar do processo, que vai até a próxima sexta-feira (6).

Este sistema é utilizado para que sejam selecionados candidatos para as vagas das instituições públicas de ensino superior brasileiras. Para isso, será levado em consideração uma avaliação em relação as notas que os candidatos obtiveram através do Enem do último ano. Assim, os candidatos que se inscreverem no Sisu poderão se aplicar para as vagas de interesse e concorrer a uma oportunidade em uma universidade feral do Brasil. O participante precisa ter obtido uma nova maior que zero em sua redação para participar deste processo. Também não será possível participar do Sisu os jovens que fizeram o Enem na condição de trilheiro.

As vagas que estão em aberto nas universidades e poderão ser preenchidas pelos jovens que irão participar do Sisu nesta semana, podem ser conferidas através da página do sistema https://sisu.mec.gov.br/#/vagas#onepage, todos os detalhes a respeito da quantidade de vagas, cidades, cursos e instituições constam nesta página e podem ser visualizadas pelos estudantes desde já, para que estes busquem pelas vagas que melhor se aplicam à suas realidades e em relação também à nota obtida através do Enem no último ano.

Ao realizar a inscrição, os candidatos terão a oportunidade de escolher duas opções de cursos que lhes interessa para aplicar, nas universidades que estarão disponíveis no momento. Sempre levando que devem levar em consideração a nota para tal. Os estudantes também poderão ao longo do processo optar por mudar a opção que foi escolhida, até a decisão final. Sendo assim, poderão aplicar para diversas oportunidades que possam se adequar mais as notas obtidas e que lhes garanta uma chance maior de adentrar à faculdade fazendo uso do Sisu.



Desde o momento em que as inscrições são abertas muitos estudantes ficam ansiosos para receber o resultado do que irão realizar nesta semana. Como nesta semana, até a sexta-feira (6), todos estarão escolhendo ainda as vagas, é normal que hajam algumas dúvidas a respeito de quando este processo será de fato finalizado e os estudantes poderão saber quando as aprovações ou não serão divulgadas enfim.

O Ministério da Educação (MEC) havia informado em um momento anterior que os jovens poderão ter acesso aos resultados do Sisu no dia 10 de agosto. Sendo assim, o processo levará apenas 4 dias para ser concluído e na próxima semana os estudantes já poderão saber para quais vagas foram aprovados em suas tentativas. Vale ressaltar, que diante desta resposta na próxima semana os estudantes que forem aprovados terão um período de matrícula que deverá ser cumprido.

As matrículas, de acordo com o que foi informado até o momento, serão do dia 11 até o dia 16 de agosto. Além disso, dos dias 10 até o dia 16 de agosto também estarão sendo feitas as inscrições para a lista de espera com os estudantes que não foram aprovados neste primeiro momento. As vagas remanescentes que estiverem disponíveis ainda poderão ser preenchidas pelos estudantes em mais uma tentativa. O resultado em relação a estas vagas que estarão disponíveis ainda neste período está previsto para ser divulgado no dia 18 deste mês.

Sendo assim, os estudantes já podem se preparar para esta terça-feira (3). As inscrições, ao que tudo indica, estarão abertas logo à 00h, como costuma ser. A partir deste momento todos poderão realizar seus cadastros até sexta-feira.

Nayara Silva Guimarães



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *