Temporada de Vestibulares de Inverno 2016

Categorias: Vestibular - Vestibular 2016 - Vestibular de Inverno

No meio do ano diversas Universidades do país abrem novas vagas para ingressos. A concorrência é mínima e muitos cursos reduzem de preço.



Está aberta a temporada de caça dos vestibulares de inverno no Brasil. Mas, quais são as vantagens de começar a faculdade no meio do ano? No mês de agosto, praticamente todas as Universidades do país começam o segundo semestre e abrem novas vagas para ingressos. A concorrência é mínima e muitos cursos reduzem de preço. Além disso, para quem realizou o Enem de 2015, as chances aumentam, podendo até, em alguns casos, optar por não realizar a prova da instituição. O ProUni também abre vagas remanescentes e o Fies ajuda financeiramente àqueles menos favorecidos.

Para muitos, julho, é o mês para descansar, aproveitar o inverno no conforto de sua casa, respirar e voltar revigorado para o próximo semestre. Errado. Se você ainda não entrou na faculdade, julho também é um mês para reverter essa situação. Universidades de todo país, abrem suas inscrições para os vestibulares de inverno neste mês, portanto você não pode deixar passar essa oportunidade. Enquanto a maioria dos vestibulandos espera até dezembro para entrar na faculdade, poucos realizam os vestibulares de inverno. Isso diminui a concorrência e aumenta suas chances de passar.

Além disso, o aumento no número de vagas também é significante nessa época do ano. A quantidade de egressos, formandos e de alunos que trancam a faculdade cresce e causa esse efeito nas instituições. Com isso, surgem promoções e quedas na mensalidade dos cursos também. Em contrapartida, no vestibular de verão, os preços recebem um reajuste e aumentam.

O período de inscrições e a prova normalmente acontecem em curta distância temporal de um para o outro, por isso é necessário estar preparado. Com tudo, o Enem é uma ótima forma de ingressar sem a obrigação de realizar a prova. Você poderá usar o resultado dos exames anteriores para substituir o vestibular, porém essa opção deve ser feita no ato da sua inscrição, no site da instituição. Além do mais, é possível se inscrever no Programa Universidade para Todos, o ProUni, que também abre vagas no meio do ano para candidatos provenientes das famílias de baixa renda. O Fies, Programa de Financiamento Estudantil do governo federal, é outra ótima saída para aqueles que necessitam de uma ajuda financeira e não conseguem vagas no ProUni.



Enfim, desculpas não há para conquistar a tão sonhada vaga em uma Universidade antes de acabar o ano. Com um pouco de esforço e persistência, você pode conseguir ótimas oportunidades de financiamento e descontos dentro das próprias instituições de ensino. Aproveite o próximo semestre e não perca os prazos.

Boa sorte!

Por Jean Carlos Weber Andrades



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *