UFMS – Inscrições no Vestibular 2021 e PASSE 2020

Categorias: 2020 - 2021 - Mato Grosso do Sul - UFMS - Vestibular 2021

Inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro de 2021.

Na última semana, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (a UFMS) abriu inscrições para o seu Vestibular 2021 e também para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) de 2020.



Os alunos que desejam se inscrever a qualquer uma das provas deve pagar uma taxa no valor de R$120,00 e o prazo de inscrição vai até o dia 14 de Janeiro de 2021.

Para aqueles que não podem arcar com o custo da taxa de inscrição podem solicitar a isenção do pagamento até o dia 11 de Novembro de 2020.

Existem algumas exigências para que esse benefício seja concedido aos candidatos. As seguintes exigências precisam ser cumulativamente comprovadas:



  • Ser membro de uma família de baixa renda que possui renda familiar mensal de até 3 salários mínimos ou renda familiar mensal per capta de até meio salário mínimo.

O resultado dos pedidos de solicitação de isenção será divulgado no dia 18 de Novembro de 2020 e os candidatos que não forem selecionados terão até o dia 20 de Novembro de 2020 para apresentar recurso. O resultado definitivo será divulgado no dia 25 de Novembro de 2020.

O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA SELETIVA 2020 (PASSE)

O PASSE é uma avaliação de séries que faz a soma da pontuação que os candidatos obtiveram durante os 3 anos do ensino médio para que possam concorrer às vagas da UFMS.

AS ETAPAS DO PASSE

Os candidatos do PASSE passam por provas aplicadas em 3 etapas, a serem realizadas no dia 5 de Fevereiro de 2021, no horário das 8h às 13h.

A aplicação da prova será feita nos seguintes municípios: Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Naviraí, Dourados, Coxim, Corumbá, Campo Grande, Chapadão do Sul e Aquidauana. Os locais de prova de cada candidato será divulgado também no dia 25 de Janeiro de 2021.

Em cada etapa desta seletiva, os conteúdos exigidos correspondem à cada série do Ensino Médio em que o candidato está inscrito.

Os participantes da 1° e 2° etapa realizarão uma prova que contém 60 questões objetivas. Porém, os estudantes que participarão da 3° e última etapa farão 60 questões objetivas e também uma redação.

O VESTIBULAR UFMS 2021

As provas do Vestibular UFMS para ingresso em cursos de graduação no próximo ano serão aplicadas no dia 29 de Janeiro de 2021, também no horário das 8h às 13h.

Os locais de prova serão os mesmos do PASSE: Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Naviraí, Dourados, Coxim, Corumbá, Campo Grande, Chapadão do Sul e Aquidauana. E os candidatos terão acesso ao seu respectivo local de prova no dia 25 de Janeiro de 2021.

A prova do Vestibular conta com um total de 60 questões objetivas e uma redação.

– Prova de Habilidades Específicas | Licenciatura em Música

Tanto os candidatos da 3° etapa do PASSE quanto do Vestibular 2021 que têm a intenção de concorrer ao cursos de Licenciatura em Música precisarão realizar, além de suas respectivas provas, uma Prova de Habilidades Específicas.

Em decorrência à pandemia de COVID-19, as provas de Habilidades Específicas nessa edição do Vestibular serão avaliadas a partir do envio de vídeos à UFMS. Todas as informações referentes aos vídeos podem ser checadas no edital.

VAGAS E DISTRIBUIÇÕES

O número de vagas ofertadas no Vestibular 2021 da UFMS é de 4.249 vagas para ingresso no 1° semestre de 2021. Já o PASSE oferta 1.027 vagas para os aprovados na terceira etapa.

50% das vagas são destinadas aos candidatos de escolas públicas para atender às determinações da Lei de Cotas. Dentro dessas vagas, há outras reservadas para candidatos com deficiência (PCD) e aqueles autodeclarados indígenas, pretos e pardos.

OS RESULTADOS

A lista com os nomes dos aprovados no PASSE 2020 e Vestibular 2021 será divulgada no dia 5 de Março de 2021, mas a data de realização das matrículas ainda não foi informada.

Já os candidatos da primeira e segunda etapas do PASSE 2020 poderão consultar suas notas a partir do dia 10 de Março de 2021.

Carolina de Almeida Rondelli



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *