UFRJ – Vagas Abertas no SiSU 2021

Categorias: 2021 - Sisu - UFRJ

Inscrições poderão ser feitas entre os dias 6 e 9 de abril de 2021.

A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou que vai estar disponibilizando um total de 9.280 vagas para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2021. O processo de seleção tem como método seletivo as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2020.



De acordo com o cronograma divulgado pela universidade, a previsão é de sejam oferecidas no primeiro semestre 5.248 via SiSU 2021/1. Para o segundo semestre, ficam as restantes, isto é, 4.032 oportunidades para o SiSU 2021/2.

Importante: seja no primeiro ou no segundo semestre, a universidade vai reservar metade das vagas oferecidas para os candidatos que cursaram a formação de ensino médio em escolas públicas, conforme especifica e exige a Lei de Cotas. Também haverá um percentual para pessoas que se declaram pretas, pardas e indígenas, assim como para candidatos portadores de deficiência.

Requisitos de participação

O candidato interessado nas vagas via SiSU abertas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro precisam ter participado da última edição do Enem. Além disso, a nota mínima de pontos na redação é de 300. No mais, não pode ter obtido nota zero em nenhuma das provas objetivas.



Inscrições

O Enem 2020 precisou passar por algumas adaptações decorrentes da pandemia. Por isso, o cronograma para o SiSU também foi adiado. Sendo assim, o período de inscrições permanecerá aberto entre os dias 6 e 9 de abril. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site http://sisu.mec.gov.br/. Por fim, a previsão é de que o resultado já esteja disponível no dia 13 do mesmo mês.

Para saber mais sobre essa oportunidade acesse o site https://acessograduacao.ufrj.br/.

Orientações gerais

Esteja preparado antes de começar a aula.

Mudar do ensino médio para a universidade pode ser uma grande transição para os alunos, e como a pandemia do coronavírus empurrou muitas universidades para cursos totalmente online ou híbridos, os calouros deste ano estão enfrentando novos desafios. Para quem está passando por um novo capítulo em sua vida e hoje está cheio de incertezas, existem algumas formas de se preparar antes de iniciar a primeira aula. Desde o apoio acadêmico à pesquisa até o desenvolvimento de fortes habilidades interpessoais. Procure se informar sobre a universidade para saber o que mais será útil no dia a dia.

Leia o máximo possível

Os cursos universitários incluem mais leitura do que o ensino médio exige. Antes de se formar no ensino médio e na universidade, os alunos devem ler livros para se adaptar ao aumento da carga de trabalho. Quem não tem esse hábito pode aproveitar o período entre o ensino médio e o ingresso na universidade. O que você lê não é importante, mas o ajuda a escolher recomendações para cursos universitários ou áreas de interesse acadêmico e pessoal.

Aprenda com mais inteligência

Não memorize todas as notas, mas priorize o que você deseja ou precisa aprender caso vá fazer algum exame. Primeiro, determine o teste a ser executado, depois o teste possível e, por fim, o teste a ser executado. Assim, se o tempo acabar, você saberá que pelo menos entendeu o básico.

Dormir ainda é importante

Sem dúvidas a ansiedade e o estresse podem surgir, mas é preciso estar atento ao descanso. Comece uma rotina de sono saudável nas semanas anteriores ao exame de seleção para que você possa descansar e se preparar para o dia do exame. A alimentação e as atividades físicas também entram na linha de cuidados. Também não se esqueça do lazer, pois isso é fundamental para a saúde mental!

Por Denisson Soares



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *