UnB PAS 2020 – Programa de Avaliação Seriada

Categorias: 2020 - PAS - UNB

Inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de janeiro de 2021.

A UnB – Universidade de Brasília já divulgou os editais de abertura referentes as três etapas previstas para a realização do PAS – Programa de Avaliação Seriada 2020. De acordo com as informações constantes no documento, o estudantes interessados em participar poderão realizar suas inscrições no período situado entre 11 e 29 de janeiro.



A UnB está disponibilizando 4.232 vagas para alunos que estão cursando o 3° ano do ensino médio. Desse total, 2.112 vagas estão sendo destinadas para o primeiro semestre de 2021 e 2.120 para o segundo.

Taxas e inscrições

Para a inscrição, é necessário que o interessado efetue o pagamento de uma taxa no valor de R$ 120. Os estudantes que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais estão isentos do pagamento.

Além deles, a isenção da taxa abrange estudantes da rede pública desde que sejam frequentes nas aulas e tenham uma renda per capita de, no máximo, um salário e meio.



Para realizar as inscrições o candidato deverá acessar o site http://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas. Nesse mesmo endereço eletrônico é possível ter acesso aos editais de cada um dos subprogramas.

Obs: Os estudantes que farão a inscrição para a primeira etapa precisarão carregar no sistema uma foto individual. Além de ser colorida precisa ter sido tirada nos últimos seis meses, em fundo branco e que o tronco e a cabeça descoberta apareçam.

Como relação a aplicação das provas de cada etapa o cronograma divulgado foi o seguinte:

  • Dia 7 de março para os inscritos na terceira etapa;
  • Dia 14 de março para os inscritos na segunda etapa;
  • Dia 21 de março para os inscritos na primeira etapa.

O horário de início das provas é as 13h, sendo que a duração total é de cinco horas.

Para conferir o guia do Programa de Avaliação Seriada da UnB acesse https://www.cebraspe.org.br/pas-unb/publicacoes/.

O que é essencial para se dar bem nas provas?

Estudar para provas é uma atividade mentalmente envolvente. Porém, esse processo pode ser tão cansativo e estressante quanto qualquer atividade física. Os exames podem se tornar uma situação muito angustiante, principalmente quando algo importante, como o futuro, depende de seus resultados.

Para otimizar os estudos e ter mais tranquilidade mental para estudar, algumas coisas são essenciais:

  • Nutrição apropriada
  • Ambiente livre de distrações
  • Mente Focada
  • Dedicação
  • Perseverança Mental

Tudo isso se junta para formar uma concentração. Concentração é o poder de focar em um assunto, tópico, trabalho ou objeto por longos períodos. E é um fator muito importante para bons resultados.

Uma sugestão para desenvolver melhor a concentração é jogar jogos de concentração e fazer exercícios de concentração – uma maneira incrível e rápida de melhorar o foco. Quando estiver cansado de estudar, você pode trabalhar sua concentração fazendo certos exercícios de contemplação. Jogos como Sodoku e Xadrez são excelentes para esse fim.

Outro fator muito importante é dormir bem antes das provas. Começando pelo básico, seu corpo precisa estar bem descansado para os exames. Dormir à noite toda antes do exame será contraproducente. Certifique-se de que você está energizado na sala de exame.

Por fim, é preciso manter a calma. A concentração durante as provas pode ser difícil devido à ansiedade e ao medo de que algo dê errado. A chave para se dar bem é não entrar em pânico quando você não consegue dar uma resposta a nenhuma pergunta. De forma calma e tranquila, passe para a próxima pergunta. O pânico nunca ajuda e também pode causar erros nas respostas fáceis.

Continue acompanhando nossas atualizações e se mantenha informado com as principais novidades. Aproveite e compartilhe esse artigo em suas redes sociais preferidas!

Por Denisson Soares



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *