Vestibular IFF 2021 – Instituto Federal Fluminense

Categorias: 2021 - IFF - Rio de Janeiro - Vestibular - Vestibular 2021

Inscrições poderão ser feitas até o dia 12 de abril de 2021.

A temporada de vestibular está iniciando neste ano. No período está aberto para os estudantes que estão concluindo o ensino médio. Assim, estão oficialmente abertas as inscrições para o novo Vestibular da IFF, edição de 2021 (1). A direção do Instituto Federal de Educação, de Ciência e de Tecnologia Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, decidiu iniciar o processo seletivo no dia 30 do mês de março. O prazo finaliza no dia 12 do mês de abril. Não está sendo cobrada qualquer taxa para se cadastrar.



Como cadastrar-se nesse novo Vestibular de 2021, para o Instituto Federal de Educação, de Ciência e de Tecnologia Fluminense:

Por conta da pandemia, e das restrições impostas, esta edição será realizada em modalidade remota (online), portanto, todos os estudantes participarão do processo de seleção a partir das notas alcançadas nas provas de Enem, entre os anos de 2018 e de 2020. O critério básico é não ter zerado em nenhuma das provas. O resultado prévio das avaliações, neste vestibular, será divulgado a partir do dia 19 do mês de abril. Os estudantes que necessitarem solicitar recurso poderão efetuar os pedidos até a mesma data, e a relação definitiva dos aprovados será anunciada a partir do dia 22 do mês de abril, 2021.

Sobre as vagas e a distribuição, seguem as informações:

Este vestibular de 2021, para vagas no Instituto Federal de Educação, de Ciência e de Tecnologia Fluminense, está disponibilizando 477 cadeiras entre as áreas existentes no rol de cursos de graduação da instituição. As vagas se destinam, portanto, aos setores de engenharia; de licenciatura; na área de tecnologia, entre outros setores atrelados. Políticas de costas mais amplas: estão sendo disponibilizadas vagas, previamente reservadas, para os alunos oriundos da rede pública de ensino, de colégios públicos, como também vagas para estudantes autodeclarados afrodescendentes (pretos), pardos ou Indígenas, conforme a sigla PPI.



Todos os cursos ministrados por meio do IFF estão alocados nos seguintes campi: Campus Bom Jesus de Itabapoana; Campus Cabo Frio; no Campus Campos Centro; no Campus Campos Guarus; no Campus Itaperuna e no Campus Macaé. Todos os estudantes que necessitarem solucionar algumas dúvidas poderão acessar o documento de edital, pelo seguinte link: https://static.mundoeducacao.uol.com.br/vestibular/2021/03/edital-iff-vestibular-2021-enem.pdf.

Sobre os demais cursos técnicos, seguem as informações:

O período para cadastro de inscrições nos cursos técnicos, ofertados pelo IFF, seguem em aberto. Estão sendo ofertadas, em sua totalidade, em torno de 2,6 mil vagas, para os estudantes.

Sobre a SiSU, seguem as informações:

Os gestores do IFF explicaram que este é o termo de adesão, por meio do qual serão ofertadas 407 cadeiras estudantis, já na edição inicial deste ano de 2021, realizada pelo chamado Sistema de Seleção Unificada, ou SiSU. Neste caso, especificamente, poderão concorrer somente, preste atenção, os estudantes que participaram das provas do Enem de 2020 e, muito importante, não tiraram nota zero na prova de redação.

O resultado definitivo da prova do Enem, edição 2020, foi anunciado no dia 29 do mês de março. O período de inscrição para a seleção do SiSU, edição 2021, inicia no dia 6 do mês de abril e finaliza no dia 9 do mesmo mês. Com relação a este processo seletivo, os resultados das avaliações serão anunciados a partir do dia 13 do mesmo mês de abril. É importante que todos os estudantes estejam atentos aos detalhes deste vestibular, de modo a saberem em qual categoria poderão ser encaminhados.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *