Vestibular IFPE 2021 – Via Enem e Histórico Escolar

Categorias: 2021 - IFPE - Pernambuco - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Confira aqui todos os detalhes sobre o Vestibular 2021 do IFPE.



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) anunciou, no dia 15 de outubro, por meio de nota assinada pelo reitor José Carlos de Sá Júnior, que o seu processo seletivo para ingresso no ano de 2021 não acontecerá da forma tradicional, em função da pandemia de coronavírus. Embora ressalte que o processo seletivo para ingresso em 2021.1 irá acontecer, o instituto acrescentou que, após serem realizados estudos sobre as diferentes possibilidades de seleção, serão adotadas novas formas de ingresso, que se realizarão conforme os níveis de ensino oferecidos. A seguir, apresentamos as formas de ingresso que serão adotadas pelo IFPE.

– Ingresso em cursos técnicos, nas modalidades Integrado e Subsequente

Para essa modalidade, o IFPE adotará o processo de análise do desempenho de cada candidato, que será feita com base no histórico escolar de anos anteriores. Na modalidade Integrado, serão consideradas as notas do candidato até o oitavo ano do Ensino Fundamental. Já para o Subsequente, serão avaliadas as notas dos candidatos até o segundo ano do Ensino Médio. A opção por considerar apenas as notas até o segundo ano se dá em função das dificuldades enfrentadas pelos alunos no ano letivo de 2020, em função da pandemia. Por conta das dificuldades de acesso à internet, que se multiplicam em nosso país, diversos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio poderiam acabar prejudicados.

– Processo de ingresso para os cursos superiores

Nesta modalidade, o processo será realizado por meio de análise do histórico escolar do candidato, mais redação, ou levando em conta a sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores. O IFPE justifica essa decisão em função dos candidatos que não realizaram a prova do ENEM nos últimos anos, e que seriam, por isso, prejudicados. Todos os 16 campi da instituição adotarão os modelos de análise referidos, bem como a Diretoria de Educação a Distância (DEaD).

Por que não realizar o Vestibular do modo tradicional?

Em nota, o IFPE afirmou que seria inviável ao instituto realizar o vestibular em seu formato tradicional, uma vez que os custos envolvidos seriam demasiado altos para a instituição, em função das medidas de segurança que se fazem necessárias, em virtude da pandemia de coronavírus. Em suas últimas edições, o vestibular do IFPE foi subsidiado pela instituição, que tem cobrado taxas simbólicas aos candidatos, bem como tem oferecido a isenção para candidatos em situação de vulnerabilidade social. A instituição destaca também que cerca de 60% dos alunos do IFPE são oriundos da Rede Pública de Ensino, e também pertencentes a famílias de baixa renda.



Ainda que tenha sofrido sucessivos cortes no seu orçamento dos últimos anos, o instituto manteve a taxa de inscrição inalterada. Somente no vestibular do ano passado, realizaram as provas do IFPE cerca de 26 mil candidatos, em 57 locais espalhados pelo estado de Pernambuco. A fim de garantir a segurança dos candidatos e a lisura do processo de seleção, precisaram ser escaladas 2.455 pessoas, que trabalharam em diferentes funções. Em virtude da pandemia, para que fossem seguidas todas as medidas de segurança. Seriam necessárias muito mais profissionais e prédios para a realização das etapas de seleção, o que é inviável para o instituto. Além da questão dos custos, manter o vestibular presencial acabaria por causar aglomerações, seja no transporte público, em virtude do deslocamento até o local de prova, ou mesmo no momento de abertura dos portões.

A opção pelo posicionamento ora adotado pelo IFPE se deu em função do respeito com os diferentes públicos contemplados pelo instituto, que sonham estudar no IFPE. Todas as informações acerca do processo seletivo para entrada em 2021 serão divulgadas até o final deste ano de 2020.

Sabrina Ferraz Fraccari



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....